CATEGORIAS:

Aumentar vendasGestãoOperaçãoProdutosSem Categoria

O último Relatório GEM Brasil divulgou que o país conta com cerca de 50 milhões de empreendedores. Mas como é possível se destacar nessa multidão?

Empreender não é algo simples de ser ensinado. Não é apenas cursando uma faculdade, por exemplo, que se torna um empreendedor. Para alcançar o sucesso, é preciso se espelhar nas experiências de outras pessoas que já percorreram o caminho e colocar a mente para funcionar.

O post de hoje foi pensado para você que quer prosperar seguindo a carreira de empreendedor. Vamos apresentar 5 lições de empreendedorismo que podem ser implementadas em seu estabelecimento. Boa leitura!

1. Desenvolva um senso de propósito

Você provavelmente já ouviu alguém dizer que quem faz o que ama nunca trabalha, apenas se diverte. Então, para conseguir ser um empreendedor de sucesso, não basta escolher negócios promissores com base apenas na lucratividade. É preciso desenvolver um senso de propósito.

Isso redireciona as suas decisões para outro patamar, considerando seus valores pessoais. Para isso, você deve pensar em algo que seja inspirador, que lhe dê prazer. Acredite, isso não é nenhum clichê! Ter um senso de propósito é o que distancia aqueles que desistem logo no primeiro obstáculo daqueles que decidem prosseguir em prol de alguma causa, de algo maior, e alcançam o sucesso.

Isso é, ter um propósito fortalece o empreendedor e ajuda a não desistir quando surgem os desafios. Além disso, a paixão que o empreendedor deposita em seu negócio sensibiliza as demais pessoas, sejam consumidores, funcionários, fornecedores e demais parceiros.

Se você ainda não descobriu qual é o seu propósito, pense naquilo que sempre gostou de fazer, ou seja, seus hobbies, suas preferências, seus talentos e suas competências. Assim, será mais fácil identificar um propósito para prosseguir em sua carreira.

2. Aproveite as oportunidades

É certo que as oportunidades surgem quando você menos espera. Elas emergem das necessidades do cotidiano e nem sempre necessitam de uma ação grandiosas. Singelas mudanças na forma de atender o cliente, ou mesmo a criação de um layout temático em seu estabelecimento podem fazer grande diferença e trazer resultados muito positivos.

O que caracteriza um verdadeiro empreendedor é a sua percepção aguçada do ambiente externo e interno. Ele não perde possibilidades, enxerga potencial naquilo que os outros não veem e está sempre atento às mudanças e tendências.

Não vamos negar que é preciso uma pitada de criatividade para visualizar novas soluções para problemas comuns. Não basta ter ideias, elas precisam representar uma vantagem competitiva e precisam ser viáveis. Lembre-se de que para testar a viabilidade de uma ideia, é sempre recomendado montar um plano de negócio e fazer uma pesquisa de mercado.

Se você estiver atento ao que ocorre ao seu redor, pode perceber que todos os dias surgem ideias de inovações, e até mesmo de melhorias para um negócio já existente.

Ouça o que seus clientes têm a dizer sobre o seu negócio. Eles veem o empreendimento por outro ângulo e representam uma fonte riquíssima de possibilidades. Atender às sugestões dos clientes é uma forma de fidelizá-los e estar sempre à frente da concorrência.

3. Tenha iniciativa

Na origem da palavra, empreender significa fazer algo. De nada adianta ter um propósito e enxergar diversas oportunidades se não chegar à ação. O empreendedor é aquele que faz acontecer. É a alavanca que move o mundo.

Se não há iniciativa, o negócio não vai pra frente. Afinal, “negócio” é justamente “negar o ócio”. Então, levante-se e faça aquilo que você planeja! A iniciativa e a proatividade são elementos fundamentais em qualquer empreendedor que queira aumentar a rentabilidade de seu empreendimento. É preciso ter coragem para trilhar os caminhos do empreendedorismo.

4. Busque conhecimentos para desenvolver o seu negócio

O risco é parte integrante da vida de todo empreendedor. Por isso, para mitigar os riscos, é essencial se preparar, buscar desenvolvimento, formar redes de apoio, entre outras iniciativas.

Por isso, estude o seu ramo, pesquise o mercado, descubra as tendências antes da concorrência. O mercado não perdoa amadores, por isso, você não pode deixar de aprimorar cada vez mais seus conhecimentos e consequentemente desenvolver o seu empreendimento. Não fique preso a modismos de produtos e serviços que vem e vão e não garantem um negócio perene.

Além disso, investir em pesquisa e conhecimento é uma forma de oferecer soluções cada vez mais alinhadas aos desejos e necessidades dos clientes e estar preparado para as variações do mercado. Invista também em treinamento e desenvolvimento  para a sua equipe. Funcionários que se sentem valorizados são mais produtivos e ajudam a empresa a crescer.

5. Invista em capital social

Muitas vezes, o empreendedor é representado por um super-herói isolado. Mas a realidade é que ninguém sobrevive sem as redes de parcerias. Quanto mais você investir em networking, mais sólido será o seu negócio.

Para exercitar essas redes e aumentar seu networking, converse com outros empreendedores, divida experiências, troque ideias sobre o cotidiano, veja como eles criam promoções de sucesso ou como decidem sobre o mix de produtos, por exemplo. É interessante também frequentar encontros e palestras que sejam relevantes para a sua área de atuação.

Com isso, você desenvolve o seu capital social e sua rede de contatos se torna mais forte e estratégica. É importante lembrar que o  negócio sempre vai exigir habilidades que você não domina, então, você deve conhecer quem as domina.

Ao contar com uma rede de contatos, você poderá contar sempre com a ajuda de outras pessoas. Além disso, essa troca é muito valiosa para alimentar a autoconfiança do empreendedor.

Com este post, você aprendeu 5 lições de empreendedorismo para implementar em seu estabelecimento. A partir de agora, lembre-se sempre de que é preciso seguir um propósito, aproveitar as oportunidades, ter iniciativa, buscar conhecimento e investir em networking.

Então, não perca mais tempo! Comece a colocar essas dicas em prática na gestão do seu negócio e trilhe o caminho para o sucesso.

Se você gostou deste conteúdo sobre lições de empreendedorismo, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas atualizações!

Escreva um comentário

Share This