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Todo empreendedor precisa dar muita atenção à gestão de equipes, sobretudo quando se trata de uma padaria. Afinal, os profissionais refletem a imagem do negócio e interferem diretamente no aumento ou queda das vendas.

Um colaborador que atende com simpatia e atenção é um incentivo a mais para que os consumidores retornem ao estabelecimento, principalmente se os produtos oferecidos também são de qualidade.

Para ajudá-lo a adotar boas práticas de gerenciamento de equipes, separamos algumas dicas valiosas. Acompanhe!

1. Análise da demanda

A primeira estratégia para o gerenciamento adequado da padaria é identificar as demandas dos clientes e o potencial de compra de cada produto. Dessa maneira, é possível evitar desperdícios e orientar a equipe sobre as melhores práticas para a produção de alimentos.

Por exemplo: se o pão de queijo costuma ter mais saída de manhã bem cedo e no meio da tarde, a equipe precisa saber que o produto deve estar disponível nas prateleiras nesses horários. Assim, os profissionais da cozinha devem preparar os lanches alguns minutos antes dos horários de maior movimento, para que eles estejam frescos e atrativos para os clientes.

Para complementar, o gestor precisa fazer uma análise de demanda de profissionais necessários no estabelecimento, conforme a época do ano. Isso permite um planejamento para a contratação de um número adequado de pessoas, seja para cargos temporários (como nos períodos de festa) ou permanentes. 

2. Recrutamento de profissionais com o perfil do negócio

Uma estratégia fundamental da gestão de equipes é o recrutamento de profissionais para o atendimento e elaboração dos produtos da padaria. Por isso, o empreendedor deve ficar atento às qualidades técnicas e de personalidade necessárias para esse perfil de negócio. Um candidato com habilidade de comunicação e convencimento, por exemplo, pode ser direcionado para o atendimento aos clientes

É essencial buscar pessoas que sejam comprometidas com o resultado da empresa e que valorizem as práticas adotadas na padaria. Outra questão que precisa ser avaliada é o respeito às normas de higiene.

3. Capacitação e gestão de equipes

Investir em treinamentos e cursos para os profissionais da padaria também é muito importante para o sucesso do negócio. O gestor, então, pode solicitar que um especialista desenvolva técnicas de aprimoramento pessoal com a equipe. Também é necessário promover a integração de novos colaboradores e ferramentas, assim como disponibilizar workshops relacionados à função de cada funcionário.

Quem atua com atendimento ao cliente, por exemplo, pode participar de cursos de estratégias de vendas e relacionamento. O profissional da cozinha, por sua vez, pode fazer aulas de panificação e técnicas de higiene sanitária.

Outro fator a ser considerado é a orientação sobre os produtos vendidos na padaria. Os funcionários que realizam atendimento ao cliente precisam conhecer totalmente os lanches disponíveis, pois isso auxilia no esclarecimento de dúvidas sobre o recheio de um produto, os ingredientes utilizados e o valor da mercadoria.

Se um cliente busca um pão sem glúten, por exemplo, o colaborador deve saber informar se existe esse produto na padaria ou se há outra opção disponível, como um pão de queijo. Esse é um fator que se transforma em diferencial do negócio, incentivando a fidelização de consumidores.

É muito importante que o gestor compreenda que fornecer capacitação para os seus colaboradores é um investimento em sua empresa, e não um gasto sem retorno. Quanto mais preparada estiver a equipe, maiores serão as oportunidades de lucratividade.

4. Feedbacks constantes

O gestor precisa estar aberto ao diálogo com a equipe. Realizar reuniões quinzenais é uma estratégia que contribui para a união dos colaboradores e a resolução de problemas pontuais.

Esses encontros também devem favorecer a realização de questionamentos por parte dos funcionários, além da emissão de comentários ou críticas sobre os processos da empresa. Afinal, são eles que lidam diariamente com o atendimento ao cliente e a produção de lanches.

Essa prática permite que os colaboradores possam dar dicas ao gestor sobre processos a serem melhorados, assim como a identificação dos produtos com pouca saída. Geralmente, são os funcionários que recebem as reclamações ou elogios dos consumidores, logo, eles estão aptos a apontar alguns aspectos que exigem atenção especial do empreendedor.

Além do mais, o gestor pode utilizar os encontros para fornecer um feedback sobre a atuação da equipe, bem como compartilhar as metas de vendas para o mês.

5. Políticas de recompensa

O bom profissional gosta de ser valorizado na empresa em que atua. Portanto, o gestor precisa avaliar quais práticas pode adotar para recompensar os funcionários.

Uma opção simples é a indicação do “funcionário do mês” em uma placa de identificação no estabelecimento. A medida contribui para engajar os demais colaboradores em relação à boa atuação no negócio.

Outra medida é a aplicação de um bônus para o profissional que se destacou naquele período, seja pelo tamanho das vendas ou pela dedicação ao trabalho. Essa prática funciona como incentivo para os funcionários manterem um desempenho de alto nível na padaria.

6. Equipamentos adequados

Utilizar máquinas obsoletas na padaria pode prejudicar muito o desempenho dos profissionais. Um forno que não registra o tempo, por exemplo, pode contribuir para os produtos assarem demais ou de menos.

Sendo assim, é necessário investir em equipamentos adequados para o perfil do negócio e fazer a manutenção deles. Caso contrário, pode ocorrer a falta de lanches no estabelecimento por uma dificuldade do colaborador com as máquinas.

Para complementar, o gestor pode adotar o uso de alguns lanches congelados, a fim de evitar que todos os itens sejam produzidos na padaria. Isso economiza tempo da equipe, que pode se dedicar, por exemplo, à produção de outros itens e ao atendimento ao cliente.

O uso de programas de gerenciamento também pode facilitar o controle das vendas e do estoque, assim como dar mais agilidade ao fechamento das contas. As tecnologias e equipamentos de produção podem interferir diretamente na produtividade e gestão de profissionais na padaria.

A gestão de equipes pode ser muito mais eficiente se o empreendedor dá mais atenção aos colaboradores e oferece cursos de capacitação para os profissionais. A adoção de estratégias adequadas reflete diretamente na rentabilidade da padaria.

Essas dicas vão ajudá-lo no gerenciamento do negócio? Então, compartilhe o post nas redes sociais e auxilie outros empreendedores!

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