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A lucratividade de qualquer negócio depende de sua capacidade produtiva, e isso se aplica muito à realidade gerencial de uma padaria, uma vez que é comum uma pequena equipe ser responsável por atender uma grande quantidade de clientes.

Então, como garantir que os funcionários saibam executar suas tarefas com qualidade e agilidade? É possível atender dezenas ou mesmo centenas de clientes em um único dia com uma equipe de poucas pessoas? Que tipo de ferramentas podem auxiliar nesse tarefa?

Se você busca aumentar a produtividade e consequentemente melhorar os resultados do seu empreendimento, não deixe de ler as dicas a seguir!

Faça reuniões semanais

Reuniões são momentos importantes de interação dos gestores com os funcionários e entre os próprios colaboradores. É o momento que a equipe tem para poder se alinhar em relação às prioridades do dia e da semana e entender as atualizações do negócio (se houve alguma mudança nos preços, nos produtos oferecidos ou se existe alguma promoção em andamento, por exemplo).

A reunião também é uma excelente oportunidade para definir objetivos em conjunto. A partir do momento em que as metas estão claras para todos, alcançá-las passa a ser uma responsabilidade de toda a equipe.

Os gestores também podem aproveitar as reuniões para oferecer um momento de incentivo e melhorar o clima no ambiente de trabalho. Afinal, equipes motivadas são muito mais produtivas.

Realize treinamentos periódicos

Uma equipe bem treinada é essencial para uma boa manutenção dos negócios. E isso serve tanto para os atendentes quanto para quem trabalha na produção alimentícia. É importante que todos, independentemente da função, saibam realizar os processos básicos de atendimento e manuseio de equipamentos. Isso porque nunca se sabe quando serão necessários mais braços para resolver alguma emergência.

Os treinamentos periódicos também são importantes para promover na empresa a mentalidade de melhoria contínua. Funcionários que recebem capacitações constantes percebem o quanto o negócio realmente quer se aprimorar e oferecer melhores serviços. 

Tenha uma comunicação aberta

As conversas e orientações não podem se prender aos momentos oficiais de reuniões. Uma padaria é um negócio dinâmico, portanto, é fundamental manter o canal aberto com todos que trabalham na empresa. 

O intuito é sempre manter o time atualizado a respeito dos objetivos, atividades e estratégias. E esse canal de comunicação também serve para dar e receber feedbacks. Ou seja, a partir da observação do trabalho de cada um, o gestor pode avaliar e sugerir mudanças e melhorias para cada funcionário. E, se há abertura, os funcionários também se sentirão à vontade para dar feedbacks para o próprio gestor.

Trabalhe com incentivos e premiações

Um jeito interessante e divertido de incentivar a produtividade na sua padaria é trabalhar com sistemas de incentivos e conceder prêmios para os funcionários que tiverem o melhor desempenho. O reconhecimento pode ser focado em indicadores específicos para cada função, por exemplo, no tempo médio de atendimento ou no tempo médio de preparo de algum alimento.

Há uma grande variedade de recompensas que podem ser dadas ao vencedor ou vencedores. O importante é optar por algo que vá incentivar os trabalhadores a quererem se dedicar e produzir mais.

Essa e todas as dicas anteriores são em relação à gestão de equipe, que com certeza é uma das atribuições mais desafiadoras de qualquer gestor. Mas, se for bem feita, pode alavancar muito a produtividade. 

Garanta a eficiência dos processos

É essencial prestar atenção em como está o fluxo de trabalho no seu estabelecimento. Em muitas empresas, os gestores não conseguem enxergar algumas atividades e funções que são desnecessárias.

Há também processos que podem ser otimizados. Em muitas padarias, nos horários de pico, os caixas ficam congestionados, e pensar em soluções para isso é papel do gestor. Uma possibilidade é alocar uma pessoa a mais para cuidar do caixa em horários específicos, por exemplo. Outra é pensar em como o cliente pode ter uma experiência mais autônoma no estabelecimento, projetando bem a estrutura interna para que seja fácil e prático buscar os produtos desejados.

O ideal é que os processos sejam padronizados, ou seja, que exista um modelo processual básico a ser seguido, porque isso facilita o trabalho dos funcionários, reduz os custos e garante um controle maior por parte do gestor. E, claro, tudo isso contribui para o aumento da produtividade.

Utilize a melhor tecnologia possível

Oferecer uma estrutura tecnológica pode elevar muito a produtividade da sua padaria. Alguns equipamentos podem tirar a sobrecarga dos funcionários e fazer com que eles se dediquem a outras tarefas. O importante é identificar quais são os processos que mais demandam tempo e esforço e buscar a possibilidade de um aparato tecnológico para suprir essa demanda.

Softwares de gestão também são ótimos exemplos de ferramentas que agilizam funções administrativas. Controles e análises financeiras, atendimento ao cliente e gestão de estoque são algumas atribuições que podem ser facilitadas por meio de sistemas automatizados.

Cuide do relacionamento com os clientes

De nada adianta ter uma estrutura excelente e os funcionários mais preparados se os clientes não estão satisfeitos ou se nem existem clientes suficientes para suprir os produtos ofertados. Portanto, para aumentar a produtividade da sua padaria, o relacionamento com o cliente é uma peça valiosa.

O gestor deve ter essa frente de trabalho como prioridade, afinal, é o que vai trazer as receitas para a padaria todos os meses. E, para conquistar os clientes, é essencial prestar atenção à qualidade e disponibilidade dos produtos, à precificação, ao atendimento feito pelos funcionários, ao ambiente da loja e às empresas concorrentes.

Reuniões regulares, treinamentos periódicos, comunicação com a equipe, incentivos e prêmios, processos eficientes, tecnologia e relacionamento com os consumidores são algumas das peças principais para elevar a produtividade da sua padaria. E é responsabilidade do gestor garantir a excelência em todos esses pontos e a harmonia entre eles, a fim de garantir uma produtividade satisfatória da padaria.

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