CATEGORIAS:

Aumentar vendasGestãoOperaçãoProdutosSem Categoria

A escolha de itens congelados de qualidade auxilia o gestor na manutenção do padrão dos alimentos oferecidos aos clientes, o que favorece a fidelização.

Por isso, se você se preocupa com a qualidade dos lanches servidos no seu estabelecimento, deve ficar atento ao processo de escolha do fornecedor, ao congelamento das mercadorias e ao modo de preparo dos produtos. Esses cuidados também ajudam na reputação do estabelecimento e favorecem o aumento da lucratividade.

Quer entender melhor como escolher e preparar adequadamente os lanches congelados? Continue a leitura!

O que considerar na hora de escolher um fornecedor

O preparo de produtos na lanchonete exige atenção a muitos fatores. É preciso escolher lanches de qualidade, fazer o armazenamento adequado, entre outros cuidados. Afinal, tudo isso influencia no sabor e na aparência do item que chega às mãos do consumidor.

Acompanhe a seguir os principais cuidados que se deve ter ao escolher o paceiro responsável pelos itens servidos em seu estabelecimento.

Atenção à reputação da marca

Faça uma pesquisa para conhecer a imagem da marca fornecedora de alimentos. Verifique se ela tem experiência e credibilidade no mercado, os comentários feitos pelos clientes na internet e o comprometimento com a qualidade dos lanches disponibilizados. Tudo isso influencia diretamente a aparência e o sabor dos lanches e, consequentemente, a satisfação do consumidor.

Modo de transporte dos produtos

É muito importante verificar a maneira como o fornecedor faz o transporte de mercadorias. Afinal, se o produto descongelar durante o trajeto, não terá suas propriedades preservadas. Isso prejudica a imagem do seu estabelecimento perante os clientes, já que fica impossível oferecer um pão de queijo crocante e saboroso se ele é descongelado antes da hora.

Relacionamento com o fornecedor

Outro fator a ser considerado na hora de escolher um fornecedor é o apoio oferecido aos gestores e proprietários de lanchonetes e restaurantes. Isso porque a parceria nesse segmento é fundamental para o sucesso da lanchonete, já que o fornecedor é a parte mais qualificada para oferecer orientações sobre a maneira correta de armazenar e preparar os produtos.

Qualidade dos alimentos

Não basta se preocupar apenas com a forma de assar os salgados. O processo deve começar muito antes, com a escolha de um mix de lanches saborosos. Por isso, é importante que o gestor experimente os itens antes mesmo de iniciar a parceria com o fornecedor e não deixe de se informar sobre as certificações da empresa que atestam a segurança alimentar.

Armazenamento adequado de produtos congelados

Você já sabe que a qualidade dos lanches está atrelada ao cuidado na preparação dos alimentos, ao armazenamento correto e à maneira de assá-los. Confira mais dicas a seguir.

Regras de conservação

A durabilidade dos alimentos congelados depende das características de cada produto e está relacionada à forma como o produto é transportado e armazenado. Por isso, é muito importante que o proprietário da lanchonete sempre siga as instruções da embalagem.

Vale lembrar que o congelamento correto auxilia na preservação dos nutrientes do alimento, uma vez que reduz a velocidade das reações químicas responsáveis por provocar alterações de cor, sabor e textura.

Atenção ao prazo de validade

Também é imprescindível ter atenção à validade dos produtos. Antes da expiração do prazo, o gestor pode criar promoções específicas para dar o giro à mercadoria e evitar perdas. Mas, para essa estratégia dar certo, é importante que o estoque se mantenha organizado e que a equipe esteja atenta aos produtos congelados diariamente. A ideia é sempre vender primeiro os alimentos que estão com a validade mais próxima.

Um prazo comum para o congelamento é de até 3 meses, mas isso pode variar de acordo com o tipo da mercadoria. Portanto, mais uma vez, é imprescindível ter atenção às indicações da embalagem.

Caso não tenha espaço suficiente para manter os produtos congelados, é recomendável conversar com o fornecedor e solicitar a entrega de mercadorias com mais frequência. Isso evita que os produtos sejam conservados de maneira inadequada e você consegue sempre oferecer uma ampla variedade de salgados aos clientes.

Preparo de produtos congelados

Essa é a etapa final necessária para manter a qualidade dos alimentos, e é tão importante quanto às anteriores. É preciso que todos os colaboradores tenham em mente que não adianta o fornecedor produzir itens de acordo com as regras sanitárias, criar produtos diferenciados e transportá-los adequadamente se a equipe não prepará-los adequadamente.

Por isso, é importante treinar os funcionários para que eles possam assar os lanches de maneira correta. O gestor também deve orientar a equipe para que não seja realizado um novo congelamento de produtos, pois isso interfere na durabilidade e qualidade dos alimentos.

Muitos fornecedores que trabalham em modelo de parceria oferecem orientações nesse sentido, o que pode ser um grande diferencial para o seu negócio oferecer salgados gostosos e de qualidade a qualquer hora. Alguns alimentos congelados podem necessitar de um descongelamento natural antes de serem assados, enquanto outros devem ser levados ao forno ainda congelados.

Esse é o caso do pão de queijo (sempre deve ser mantido congelado). Situação semelhante ocorre com os folhados. O forno deve ser preaquecido a uma temperatura de 200ºC e os salgados colocados ainda congelados na forma, com uma distância aproximada de dois dedos entre um e outro. Já o preparo do waffle é muito mais rápido. Basta inseri-lo em uma torradeira, também congelado, por apenas 2 minutos.

Como você viu, se o objetivo é entregar alimentos de ótima qualidade aos clientes, é fundamental ter cuidado especial desde a escolha do fornecedor até o preparo de produtos congelados. Uma boa prática é seguir o que está recomendado na Resolução RDC nº 216 da Anvisa. A normativa estabelece regras para a manipulação, conservação e modo de preparar os produtos nos estabelecimentos.

Tenha sempre em mente que os cuidados em todas as etapas favorece o aumento da lucratividade (já que muitas perdas são evitadas) e a construção de uma boa reputação para o estabelecimento.

Então, o que acha contar com a ajuda de um fornecedor reconhecido no mercado e com produtos de alta qualidade? Acesse o nosso site, conheça todas as linhas de produtos e fale com um consultor!

Escreva um comentário

Share This