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Montar um negócio envolve diversos desafios, como definição dos produtos, preços, público-alvo, funcionários e muitos outros. E um dos fatores muito importantes para um negócio ser bem-sucedido é o local de atuação.

Ou seja, de nada adianta ter o serviço mais bem desenhado se a localização do estabelecimento não for estratégica. A seguir, confira alguns fatores que devem influenciar na decisão de onde montar o seu negócio!

1. Defina o produto que será oferecido

Pode parecer óbvio, mas esse passo pode influenciar todas as etapas seguintes. A localização depende muito do caráter do produto, ou do mix de produtos.

Vamos a um exemplo prático. A localização estratégica para um posto de gasolina provavelmente é bastante distinta da localização de um cinema. Ter clareza dos produtos que serão vendidos é o que dá insumo para a definição do perfil do cliente, que é o próximo passo.

2. Saiba qual é o seu público-alvo

No fim das contas, os clientes são a grande fonte de receita das empresas. Tendo isso em mente, os atributos do negócio devem servir aos interesses e preferências dos consumidores. Entender o público alvo é uma atitude necessária para saber que decisões comerciais serão tomadas, sendo uma delas a localização do estabelecimento.

Os produtos e serviços que o seu negócio pretende oferecer precisa de um perfil claro de cliente. E o melhor local é aquele em que esses consumidores estão presentes.

Pesquisas de mercado são ótimas ferramentas para saber se os consumidores de determinada região têm interesse no que o seu negócio vai oferecer, quanto estariam dispostos a pagar e com qual frequência gostariam de consumir, por exemplo.

3. Analise as empresas concorrentes

O próximo passo é entender se a localização desejada tem ou não concorrentes do seu negócio. E não só concorrentes que oferecem os mesmos serviços, porque mesmo empresas com produtos diferentes podem atrair possíveis clientes umas das outras.

E não necessariamente é ruim o fato de empresas concorrentes estarem localizadas próximas ao seu negócio. Porém, isso vai exigir algum tipo de diferenciação no serviço que você oferece. A pergunta é simples: o que vai fazer um consumidor escolher a sua loja em vez da loja da esquina?

A pesquisa de mercado mencionada anteriormente pode dar um insumo muito bom para essa análise, porque traz o entendimento de que atributos são mais importantes na visão daqueles consumidores.

A partir disso você pode definir se faz mais sentido se diferenciar em relação à qualidade, preços, atendimento, rapidez ou algum outro atributo prioritário para o público. Analisar a concorrência pode contribuir muito na construção de um bom plano de negócios.

4. Observe a acessibilidade e visibilidade do local

Depois de entender se determinada localização faz sentido do ponto de vista mercadológico, ou seja, em termos de presença de potenciais clientes e concorrentes, é o momento de observar dois aspectos que vão influenciar diretamente a demanda: acessibilidade e visibilidade.

A acessibilidade quer dizer se é fácil ou não para o seu cliente chegar no estabelecimento. E isso tem muito a ver com questões de mobilidade urbana, como por exemplo linhas de ônibus ou metrô nas proximidades, e também com calçadas, escadas, ruas e volume de veículos trafegando.

A visibilidade é o quanto que sua loja pode ser percebida por quem está passando na região. Procure não ficar atrás de algo que pode ofuscar seu negócio, como alguma construção que esteja acontecendo nas proximidades.

Já ficar ao lado de uma loja muito movimentada pode gerar mais visibilidade para o seu estabelecimento.

5. Atenção às condições gerais do espaço

Ainda que todos os outros quesitos anteriores demonstrem que determinado lugar é uma ótima opção para montar o seu negócio, alguns outros detalhes são importantes. Há questões que podem gerar despesas não previstas e até inviabilizar o negócio como um todo.

A parte financeira é uma que deve ser muito bem analisada. Qual é o preço do aluguel ou da compra do espaço? Quais as formas de pagamento? Está de acordo com o seu planejamento financeiro? Quanto se espera que o investimento retorne?

Em relação ao seu tipo de negócio, é importante observar se o local consegue atender às especificidades dos produtos e serviços que serão oferecidos. Por exemplo, se você vai abrir uma lanchonete, a loja dispõe de espaço suficiente para colocar freezers, geladeiras, chapas, fornos e balcões?

Condições que também são importantes são as de higiene e segurança, que devem cumprir as normas exigidas por lei. Lembrando de sempre checar os documentos que são obrigatórios para a regularização da empresa, como o alvará de funcionamento e o próprio contrato de locação do imóvel.

6. Considere diferentes alternativas

A localização é um dos principais investimentos que você vai fazer no seu negócio, portanto, é necessário paciência e sabedoria para escolher.

Levante diferentes opções e faça uma comparação entre elas. Compare todos os critérios anteriores: público, concorrência, acessibilidade, visibilidade, espaço e preço.

Claro, podem existir outros critérios que você julga que têm importância, mas não se esqueça de comparar esses. Cada tipo de negócio tem as suas peculiaridades, mas de modo geral essa análise pode dar uma segurança muito maior na sua decisão.

7. Decida o local e atraia os clientes

Agora você já tem as informações necessárias para decidir o local e começar a operação do negócio. Porém, simplesmente ter uma localização estratégica não garante que a sua demanda vai ser enorme. Você como um empreendedor precisa ter estratégias para atrair a clientela! Pensar em como aumentar as vendas é um exercício diário de quem gerencia um negócio.

Após essas dicas, fica mais claro qual caminho seguir para definir a localização do seu futuro negócio. Leve a sério cada etapa, porque essa decisão pode tornar mais próximo ou mais distante o sucesso da sua empresa.

E lembre-se sempre de que a localização é um dos quesitos que pode determinar esse sucesso. Depois de acertar essa decisão, você terá muitas outras para trabalhar.

Como falamos no início do texto, empreender envolve muitos desafios, e cada um deles têm a sua importância. A localização é um dos que mais envolve recursos financeiros e esforço por parte do empreendedor, portanto merece sua atenção especial.

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