CATEGORIAS:

Aumentar vendasGestãoOperaçãoProdutosSem Categoria

Quem tem lanchonete — ou trabalha na gestão de uma — sabe como é importante contar com um parceiro de alimentos congelados eficiente e que forneça um mix de produtos de qualidade.

No entanto, existem outros pontos que devem ser analisados para que a lanchonete estabeleça uma parceira confiável e agregue maior valor aos alimentos servidos. Pensando nisso, separamos os principais atributos que a fornecedora deve ter para garantir a entrega eficiente de produtos. Confira as nossas dicas!

Boa leitura!

Qualidade comprovada dos alimentos

O primeiro item a analisar é a qualidade dos produtos. Afinal, isso é essencial para que os clientes tenham uma boa experiência e retornem sempre. Nesse ponto, aliás, vale destacar que, embora sejam congelados, os alimentos seguram os nutrientes da composição original.

Segundo Fabiano Soares, gerente de food service e televendas da Forno de Minas, “quando são congelados, os produtos mantêm todas as propriedades e características de seus ingredientes”.

Assim, um dos aspectos que deve ser avaliado na escolha da fornecedora da sua lanchonete é a garantia dos processos na cadeia de frios, pois isso afeta a qualidade dos produtos.

“Aqui na Forno de Minas temos todo um processo de boas práticas de fabricação, auditorias constantes de órgãos alimentares e várias certificações que nos habilitam no âmbito da segurança alimentar”, comenta Fabiano.

Além disso, o gerente ainda diz que é preciso, principalmente, aliar qualidade, sabor e preço justo. “No fim de tudo, a pessoa está pagando não só por comodidade, mas por todos esses atributos, além da diversidade”, explica.

Bom custo-benefício

Alimentos congelados têm, por si só, um bom custo-benefício, pois são mais rápidos de serem feitos e disponibilizados para a venda do que os preparados artesanalmente.

“O tempo que se perde produzindo esses produtos pode ser destinado a outras funções”, ressalta Fabiano. “É importante focar mais na economia de tempo e espaço”.

O gerente ainda destaca que essa modalidade “tem uma economia de mão de obra muito grande, sem contar a praticidade”.

Além disso, é necessário avaliar se os preços praticados são justos e se refletem o cuidado e a qualidade necessários quando falamos de alimentos congelados.

Amplo mix de produtos

Alimentos congelados trazem uma gama de facilidades, como a possibilidade de diversificar os tipos oferecidos. Como eles precisam ser produzidos, basta escolher quais você deseja dentro do portfólio que a empresa oferece. Por isso, é importante que a fornecedora conte com uma grande variedade de opções.

“Se for olhar o portfólio da Forno de Minas, hoje são mais de cem opções de produtos”, aponta o gerente. “Nós sempre buscamos essa diversidade”.

Fornecimento de instruções claras e objetivas para a preparação

É importante que a fornecedora de alimentos congelados forneça instruções claras e objetivas para a preparação de seus produtos. “Na Forno de Minas, oferecemos um treinamento de assamento aos nossos parceiros. Esse é um grande diferencial no negócio”, comenta Fabiano. Dessa forma, sua lanchonete poderá aproveitar ao máximo as potencialidades dos itens adquiridos, assegurando maior sabor e potencial nutritivo a eles.

Com base nisso, é vital que haja uma boa uniformização dos produtos e da forma de manuseio e preparo. “A padronização é uma questão muito importante, pois as lanchonetes normalmente têm muita rotatividade de funcionários, principalmente entre os turnos”, comenta Fabiano.

Diferenciais de marca

Além das características citadas anteriormente, é importante que a fornecedora de alimentos congelados tenha uma marca reconhecida ou que apresente diferenciais — estar ligada a atributos benéficos na mente dos consumidores é um deles.

Também podemos destacar qualidade, boa procedência e comprometimento com o bem-estar de quem consome os alimentos. Logo, você conseguirá usar esses pontos como argumento de venda, o que ajudará sua lanchonete a aumentar as receitas e a ser relacionada mais facilmente às características positivas dos produtos comercializados.

Apoio à lanchonete com atividade de maior valor agregado

Um fator que serve como diferencial para a sua escolha é o apoio e os serviços agregados que uma fornecedora de alimentos congelados pode oferecer à sua lanchonete. Isso pode ser feito entregando um bom atendimento ou colaborando para a melhora dos produtos ofertados aos consumidores.

Outro exemplo é o que ocorre com a Forno de Minas: “Realizamos uma mudança no nosso conceito de atendimento. Agora, quem visita o cliente não é só um vendedor, mas um consultor dos produtos Forno de Minas. A intenção é de que essa visita auxilie o cliente a explorar todas as características e qualidades do produto, para aumentar suas vendas”, comenta Fabiano.

Ficou com alguma dúvida ou quer mais dicas para encontrar uma boa fornecedora de produtos congelados? Entre em contato com a nossa equipe para que possamos ajudá-lo!

Escreva um comentário

Share This