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Você quer aumentar as vendas da sua lanchonete e atrair novos clientes? Criar promoções diferenciadas é uma estratégia para promover a movimentação de caixa, evitar estoques parados e chamar a atenção para seu estabelecimento.

Contudo, para que a oferta tenha sucesso, é necessário fazer um planejamento e gestão do seu estoque. Que tal conferir as dicas que preparamos para você fazer promoções melhores e com mais resultados? Venha conosco!

1. Defina o objetivo e modelo de promoção

Para ter sucesso em uma oferta é fundamental estabelecer um objetivo. Você pretende eliminar os produtos que estão em estoque, atrair novos clientes ou lançar um novo prato? Dependendo da meta que você pretende alcançar, a estratégia poderá ser diferenciada. Veja alguns exemplos de promoções e suas aplicações:

Combos de refeições

Se você tem um lanche que está acumulando em seu freezer e está próximo da data de vencimento, você pode criar um combo especial. Por exemplo: imagine que você adquiriu cem unidades de folhados e recentemente eles estão com pouca saída. Para reverter esse quadro, você pode criar o combo de um folhado e uma garrafa de 250 ml de refrigerante no horário do almoço ou lanche da tarde.

Dessa maneira, você poderá atrair a atenção dos seus atuais clientes para um salgado que está parado no estoque. Ainda conseguirá atrair novos consumidores em função do preço diferenciado.

Fidelização de clientes

Um empresário que pretende valorizar os seus clientes precisa criar estratégias para incentivá-los a continuar consumindo na lanchonete. Uma opção simples é a adoção de um cartão de fidelidade que é carimbado a cada R$ 5,00 ou R$ 10,00 em compras. Ao acumular dez marcações, ele será contemplado com um lanche gratuito.

Desse modo, aquele consumidor que sempre almoça fora de casa poderá se alimentar na sua lanchonete diariamente, pois saberá que terá um benefício no futuro. Contudo, você deve se lembrar de calcular esse lanche gratuito em seu custo durante a promoção.

Venda em quantidade

Outra opção de promoção que pode ser feita é a “leve 3, pague 2”. Ela funciona quase como um combo, mas pode ser direcionada a outro produto. Por exemplo: em vez de combinar um folhado e um refrigerante, você pode oferecer “compre uma empada e um waffle e ganhe um pão de queijo”.

Desse modo, o cliente poderá fazer uma refeição mais completa ou compartilhar o lanche com algum colega (e dividir os custos).

Lançamento de produto

Você adquiriu uma nova refeição para sua lanchonete e não sabe como apresentá-la aos clientes? É possível criar uma promoção especial de lançamento, com a foto do produto e um valor atrativo.

Por exemplo: você quer oferecer um novo produto no inverno. Basta divulgar algumas imagens com preços acessíveis, compartilhar a informação nas redes sociais e esperar por clientes interessados no novo produto.

2. Escolha produtos valorizados pelos clientes

Com exceção da opção de lançamento de um novo produto, é interessante que você procure escolher um lanche valorizado pelos clientes na hora de fazer ofertas de combos ou “leve 3, pague 2”.

Essa é uma maneira de aumentar a sua rentabilidade e o giro da mercadoria no estoque. Portanto, avalie quais são os lanches com mais saída e ofereça um preço especial para seus clientes.

3. Estabeleça um prazo

Uma promoção precisa ter data de início e fim. Caso contrário, o cliente entenderá que aquele é o preço real do produto, e você ficará com pouca margem de lucro para trabalhar as suas vendas.

Sendo assim, procure criar promoções diferentes de acordo com a semana ou o mês. Isso fará com que os clientes tenham um senso de urgência para consumir seus lanches.

Para complementar, ofereça preços realmente atrativos. O consumidor não se interessará muito por uma promoção que reduz apenas R$ 0,50 em um lanche que custa R$ 7,00. Isso pode, inclusive, fazer com que ele se sinta enganado e evite voltar ao seu estabelecimento.

4. Faça a divulgação

Outro aspecto essencial em uma promoção é a sua propaganda. Sendo assim, procure pensar em quais estratégias você pode utilizar para avisar seus clientes sobre o preço diferenciado.

Em alguns casos, é recomendável criar flyers e distribuí-los em prontos próximos ao seu estabelecimento. Contudo, o setor de refeições também pode investir em redes sociais, como Facebook e Instagram.

Essas ferramentas oferecem anúncios pagos com direcionamento para o público-alvo, e imagens de alimentos sempre aguçam o paladar das pessoas. Avalie os custos de cada ação e verifique se a estratégia compensa.

5. Calcule os custos antes de criar promoções

Para que a estratégia funcione, você precisa conhecer os seus custos e a margem de lucro do seu negócio. Ainda é necessário identificar os valores adicionais que serão gastos para fazer a promoção.

Por exemplo: imagine que o custo de uma empada é R$ 1. Você ainda tem o gasto de energia para assá-la, proporção do salário de funcionários e aluguel. Se você fizer uma campanha no Facebook Ads também terá o custo da divulgação.

Somando todas essas questões o seu custo por empada ficou em R$ 2,00. O preço normal dela é R$ 5,00. Então, você precisa fazer uma promoção que seja atraente para o consumidor, mas que não seja inferior a R$ 2,00. Afinal, isso traria prejuízo para o seu negócio.

Nesse caso, uma possibilidade é oferecer um valor de R$ 3,50 para a compra da empada, pois você ainda teria lucro e apresentaria uma oferta diferenciada ao cliente.

6. Prepare a equipe

Os seus funcionários precisam ter conhecimento da promoção para que eles possam oferecer essa opção aos clientes. Além disso, eles devem estar preparados para o aumento de fluxo no horário de maior movimento.

A falta de preparo da equipe pode levar sua estratégia promocional por água abaixo, pois os clientes gostam de receber informações precisas.

7. Gerencie o estoque

Faça a conferência da quantidade de produtos em estoque antes de iniciar qualquer promoção. Controle a venda dos itens para evitar que um cliente solicite o produto, e ele não esteja disponível.

Caso terminem as mercadorias antes do fim da campanha, você deve fazer um pedido ao seu fornecedor para assegurar o sucesso da sua estratégia.

8. Fique atento às datas festivas

Acompanhe o calendário de datas comemorativas para averiguar se você pode criar promoções especiais. Por exemplo: durante o período de festa junina, você pode oferecer um lanche típico ou um cardápio totalmente diferenciado.

9. Monitore os resultados

Faça o acompanhamento do número de lanches vendidos durante uma promoção. Essa é uma maneira de entender se a sua estratégia deu certo ou se precisa ser modificada. Você também pode aproveitar para consultar alguns clientes fiéis sobre a campanha e verificar se eles identificaram alguma falha.

Lembre-se: o sucesso da sua lanchonete depende do atendimento e qualidade dos produtos que você oferece para seus clientes.

Com essas dicas você já sabe como criar promoções para o seu estabelecimento! Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em seu e-mail!

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