CATEGORIAS:

Aumentar vendasGestãoOperaçãoProdutosSem Categoria

Para você que atua no ramo alimentício, sabia que uma das formas de otimizar seu negócio é se concentrando na gestão de estoque? É isso mesmo! Muitas vezes deixado de lado ou visto como um problema, o estoque pode ser determinante para ajudá-lo a otimizar seu capital de giro e evitar desperdícios. Afinal, nessa crise, o jeito é buscar alternativas dentro de seus processos internos para melhorar as vendas.

Além disso, você sabe que trabalhar com alimentos perecíveis é um grande desafio, não é mesmo? Por isso, no post de hoje, mostramos os 5 pilares que vão transformar seu estoque em um aliado para o sucesso do seu negócio. Vamos lá?

1. Controle de entrada e de saída de produtos

Esse pilar se refere a manter o controle de seu estoque atualizado. Isso é interessante para manter sempre na frente os produtos que já estavam no estoque. Para isso, é recomendado seguir a regra do FIFO (First In First Out) — ou, em português, PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai).

Esse controle deve ser diário e ajudará a identificar a validade dos produtos e quais devem ser repostos. Uma gestão de estoque eficiente evita perdas de produtos vencidos e a falta de produtos que poderão ser procurados pelos clientes.

Nesse sentido, é interessante ter algum documento padronizado que auxilie no controle. Pode ser uma planilha eletrônica ou, até mesmo, um papel fixado em um local de fácil acesso para fazer as anotações diárias. Essas notas devem ser feitas principalmente após as compras para atualizar o estoque. Além disso, esse controle contribuirá para entender as preferências do consumidor.

2. Antecipação da demanda para a gestão de estoque

Ao fazer uma previsão da demanda, você poderá manter, em seu estoque, apenas os produtos que serão procurados pelos clientes. É relevante ter conhecimento da movimentação do seu estoque, já que, em determinadas épocas do ano, certos produtos são mais ou menos procurados do que outros.

Você pode fazer isso observando a demanda em um período normal e em um período sazonal. Anote o que a faz cair ou aumentar e quais são os produtos mais e menos procurados nesses dois ciclos. Dessa maneira, a gestão do seu estoque, e do seu negócio como um todo, tenderá a ser muito mais otimizada.

3. Acompanhamento das tendências alimentícias

Você sabia que, atualmente, para seu mercado consumidor, a tendência tem sido a saudabilidade! Isso significa que as pessoas estão dispostas a gastarem mais quando se trata de uma alimentação saudável. Diante disso, você precisa focar em produtos saudáveis, que passem a sensação de terem sido preparados em casa e com matérias-primas frescas e de boa qualidade.

Assim como essa, outras tendências vem e vão, e é sempre importante conhecê-las e tirar o máximo proveito delas. Uma das mais atuais é investir em produtos congelados.

4. Investimento em produtos congelados

A correria para comprar os alimentos todos os dias e ainda ver que muitos são jogados no lixo já não precisa ser um problema tão grande. Se você quer oferecer opções saudáveis e ao mesmo tempo práticas, saiba que contar com um mix de produtos congelados que agradam a todos os públicos pode ser uma ótima alternativa.

A utilização de produtos congelados tem crescido a cada dia. As pessoas que atuam no setor de alimentos, principalmente os donos de padarias e lanchonetes, têm optado por essa solução pelos seguintes motivos:

  • maior praticidade;
  • mais economia e redução de desperdícios;
  • segurança alimentar;
  • melhor controle de estoque.

Produzir os alimentos que serão vendidos em sua loja demanda muito tempo. Assim sendo, esses momentos poderiam ser investidos em outros assuntos, como em desenvolver um bom relacionamento com o seu cliente.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e procuram por locais que lhes proporcionem não só produtos de qualidade, mas também experiências positivas. Dessa forma, em vez de gastar o seu precioso tempo preparando os alimentos, conte com alimentos congelados de qualidade e tenha mais disponibilidade para encantar seu cliente.

Com um mix de congelados, você pode atender a vários públicos, desde aquele esportista que acabou de sair da academia e quer um lanche saudável ou o executivo que precisa de um pão de queijo e um cafezinho antes de chegar ao trabalho, até aquele estudante que chega faminto em busca de uma refeição rápida.

Além disso, quando os alimentos são produzidos em sua loja, ocorre muito desperdício e isso representa perda de dinheiro. Outro fator que tem levado as pessoas que atuam no food service a preferir alimentos congelados é a questão da segurança alimentar. Os alimentos congelados já passaram por um controle de qualidade e estão nas condições apropriadas para serem consumidos, obviamente, após o aquecimento. Por isso, é fundamental contar com um fornecedor de alimentos de confiança.

Por fim, ao contar com os alimentos congelados, você tem ainda um melhor controle do estoque. Fica mais fácil prever a demanda e fazer os pedidos de acordo com ela.

No mercado, existem itens congelados de marcas tradicionais que são preparados com tanto cuidado e qualidade que, quando consumidos, têm o cheiro e o sabor de fresquinho, o que agrada em cheio o paladar dos clientes mais exigentes.

5. Cultivo de um bom relacionamento com seus fornecedores

A boa relação com os fornecedores é essencial para os negócios. Afinal, é um contrato de interdependência, uma parceria. Assim, é fundamental que você busque por fornecedores bem-conceituados, e marcas que já são reconhecidas pelos clientes.

Para isso, são valorizadas a transparência nas negociações, a pontualidade e a flexibilidade nas entregas e a personalização do relacionamento. Essa relação mais estreita faz com que você tenha o apoio que precisa em relação aos produtos e às entregas. Ter sempre o fornecedor como um aliado é ideal para manter o melhor mix de produtos na hora certa.

Agora que você já conheceu os 5 pilares da gestão de estoque, é só colocá-los em prática!

Gostou das dicas para controlar seu estoque de maneira eficiente? Se você tiver outras sugestões para acrescentar, compartilhe-as conosco deixando seu comentário abaixo!

Escreva um comentário

Share This