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Muitos proprietários de lanchonetes e restaurantes não se preocupam com o layout de loja. E esse pode ser um grande erro para quem pretende crescer e aumentar suas vendas. A imagem que o consumidor tem do ambiente é o primeiro convite para ele entrar no estabelecimento e realizar uma compra.

O layout da lanchonete envolve muitos fatores, como: organização do ambiente, espaço, atendimento e disposição dos produtos. Tudo deve ser feito de maneira que possa encantar o consumidor antes mesmo dele entrar no estabelecimento. Quer saber o que considerar na hora de preparar o layout? Veja as dicas a seguir!

Qual é a importância de ter um bom layout de loja?

Um bom layout oferece mais valor ao negócio e amplia as chances de vendas. Ele é a principal ferramenta para encantar o consumidor antes mesmo dele efetivar uma compra.

Quer perceber como isso é simples? Se você está em um bairro que não costuma visitar muito e precisa fazer uma refeição, qual estabelecimento prefere optar por entrar? Seria um restaurante com uma fachada velha e encardida ou um espaço com claridade e que transmite a sensação de limpeza?

Esse é apenas um exemplo de como o layout é importante no processo de decisão do consumidor. Há ainda outros fatores que precisam ser considerados:

  • facilidade de acesso;
  • mostra de produtos;
  • organização das prateleiras;
  • disposição das mesas, entre outros.

Sendo assim, o layout da lanchonete está diretamente relacionado à qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Como preparar um layout de loja adequado?

Agora você já sabe a importância da imagem do estabelecimento no processo de compra do consumidor. Então, vamos ao próximo passo: aprenda como promover melhorias em sua lanchonete para atrair mais clientes!

Cuide da entrada do estabelecimento

O primeiro fator a ser considerado é a entrada do espaço. Crie um nome atrativo, que seja de fácil memorização e que transmita confiança para o consumidor. Nomes como “Comeu, morreu”, “Necrotério lanchonete” e “Sujo” podem trazer uma péssima impressão.

Por esse motivo, avalie bem o nome do estabelecimento e, se for preciso, consulte pessoas da área de publicidade para obter sugestões. Além de se preocupar com o nome, é necessário investir em uma boa fachada para a lanchonete. Ela precisa ser atraente e estar localizada em uma altura de fácil visualização.

Também é imprescindível cuidar da área externa do local. Um estabelecimento que tem cachorros circulando na entrada, lixeiras sujas e com moscas, cheiro óleo usado, pode espantar a freguesia.

Tenha higiene e limpeza

Já imaginou você entrar em um restaurante e se deparar com as mesas sujas, com pratos usados e moscas voando ao redor? Qual seria a sua reação? Para evitar que os clientes saiam correndo da sua lanchonete, é fundamental investir na higiene e limpeza do lugar.

É imprescindível que o espaço tenha a certificação da Vigilância Sanitária para funcionar. O chão e as mesas devem ser constantemente limpos. Além disso, você precisa sempre cuidar da aparência dos funcionários. É importante que eles tenham as mãos limpas, unhas aparadas, barba feita e cabelos presos. As roupas que eles usam também precisam estar em ordem.

Mantenha os banheiros organizados

Os banheiros também precisam ser limpos com frequência. É necessário fazer a troca de lixeiras, a higienização dos ambientes e a reposição de papel higiênico. Para complementar, você pode adquirir flores para decoração e produtos para aromatizar o espaço.

Cuide da iluminação

Você também deve investir em uma iluminação de qualidade na lanchonete. O ambiente precisa ser claro para destacar os produtos e deixar os clientes confortáveis.

Melhore os espaços disponíveis

Invista na organização interna da sua lanchonete. Adquira mesas e cadeiras para que seus clientes possam fazer as refeições de maneira confortável. Isso também possibilita que colegas de trabalho se reúnam para conversar durante o horário de almoço ou em um happy hour.

Também é possível decorar o espaço com quadros e luminárias modernas, por exemplo. Para complementar, a cozinha deve ser organizada e possuir equipamentos próprios para finalizar os lanches. Prepare um cardápio bem estruturado e com design claro para facilitar a leitura dos clientes.

Valorize a disposição de produtos

Priorize a disposição dos alimentos nas gôndolas e displays de maneira que eles atraiam os olhares dos consumidores. Os alimentos devem ser frescos e precisam apresentar boa aparência para que você possa despertar o desejo de consumo.

Procure oferecer um cardápio variado com opções de salgados e doces. Invista em alimentos que podem ser consumidos no café da manhã, como pão de queijo, sanduíches, além de massas para o horário do almoço e folhados e doces que se tornam atrativos para o lanche da tarde. Ofereça um diferencial para que os clientes retornem ao seu estabelecimento por aquele produto.

Ofereça um bom atendimento

Além da estética do ambiente, você precisa se preocupar com a qualidade do trabalho dos seus colaboradores. O público não gosta de esperar 20 minutos para ser atendido, por isso, é fundamental que sua equipe seja ágil e eficiente.

Os funcionários precisam ter atenção na hora de efetuar os pedidos, para evitar que um cliente retorne o produto para a cozinha devido a erros nos registros. Esses detalhes podem fazer toda a diferença na maneira em que o consumidor avalia o seu estabelecimento.

Tenha um preço justo

Não adianta investir na fachada, limpeza e organização do espaço se você não apresentar um preço adequado ao consumidor. Recentemente, o cantor Gustavo Lima reclamou do valor cobrado em uma coxinha no aeroporto de São Paulo. A polêmica se espalhou por todo o país. Por quê? O preço era abusivo.

Portanto, você precisa valorizar a qualidade dos seus produtos, mas também deve ter bom senso na hora de precificá-los. O consumidor tem noção do que é um preço justo e o que é exagero e pode fugir de um estabelecimento que não está de acordo com a média do mercado. Ademais, você pode adotar variadas formas de pagamento para facilitar a vida dos seus clientes.

Viu como é fácil cuidar do layout de loja? Os detalhes podem fazer uma grande diferença na reação e fidelização do cliente. Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e receba mais dicas para sua lanchonete!

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