CATEGORIAS:

Aumentar vendasGestãoOperaçãoProdutosSem Categoria

Para quem atua no ramo de food service, a tarefa de escolher os seus fornecedores de alimentos não é fácil. No setor alimentício essa decisão deve ser tomada com muito cuidado, pois impactará diretamente o resultado da empresa.

Assim, é importante saber que contar com os fornecedores certos pode ser um diferencial para o seu negócio. De acordo com o Gerente de Food Service e Televendas, Fabiano Soares, vários aspectos devem ser avaliados na escolha de um fornecedor de alimentos.

“É preciso casar um bom produto, um alimento com garantia de segurança alimentar, uma entrega dentro dos padrões, e uma boa prestação de serviços, por exemplo. São quatro os itens mais relevantes”.

Confira este post e descubra mais sobre o que deve ser considerado na hora de escolher o seu fornecedor de alimentos. Boa leitura! 

Custo-benefício

Quando falamos em custo-benefício, logo vem à mente um produto que tenha boa qualidade e um preço justo. De acordo com Fabiano Soares, “não adianta ter um bom produto se ele custa muito caro. Por outro lado, não adianta ter um produto muito barato e não ter qualidade”.

Para ele, “o operador deve encontrar um equilíbrio entre um produto bom e um preço justo”. Ou seja, um bom produto é aquele que oferece o equilíbrio entre a qualidade e o preço.

Para fornecer um produto com custo-benefício, é essencial que a empresa fornecedora tenha habilidade técnica para produzir e fornecer o produto, além de capacidade produtiva para fazer tudo isso com alta qualidade.

O mix de produtos

Um dos maiores desafios para quem atua no setor de alimentos é a hora de decidir sobre o mix de produtos. Para Fabiano Soares, antes de tomar essa decisão é importante avaliar seus concorrentes.

“Às vezes você quer ser o melhor pão de queijo do seu bairro, mas o seu bairro é conhecido por ter um pão de queijo muito bom. Não é que você não conseguirá ser o melhor pão de queijo, mas às vezes o foco não deveria ser o pão de queijo. Você deve focar na linha de panificados como um todo, por exemplo”.

Assim, é fundamental adotar uma estratégia em relação ao seu mix de produtos. Para isso, você precisa conhecer o kit de produtos que o fornecedor disponibiliza. De acordo com Fabiano Soares, “é importante esse contato com o produto antes de escolher o fornecedor”.

Existem empresas que fazem o envio de um kit com uma amostra de todos os produtos para a degustação e para que assim você possa selecionar, com mais segurança, os melhores levando em conta as preferências do seu cliente. Outro aspecto que deve ser avaliado na escolha do fornecedor é a logística. Saiba mais a seguir!

Logística

Você também deve avaliar como funciona a logística do fornecedor. Alguns detalhes devem ser observados, como as condições de transporte do produto.

Isso é determinante para conhecer os processos adotados pelo fornecedor e seu cuidado com o manuseio dos alimentos. No caso de produtos congelados, o cuidado deve ser redobrado  afinal, eles não podem chegar descongelados, não é mesmo?

Outro fator que deve ser avaliado é a pontualidade nas entregas. Esse aspecto define a continuidade ou o corte da relação com muitos fornecedores.

As entregas devem ser feitas nas datas combinadas para que não faltem produtos ao seu estoque nem na mesa do cliente. Para saber sobre esses e outros detalhes, é importante consultar outros clientes que são atendidos por esses fornecedores.

Consulte outros clientes

Não há nada melhor para conhecer um fornecedor do que consultar outros clientes dele. Em uma simples conversa informal, você consegue descobrir como funcionam as entregas, as negociações e o pós-venda.

Além disso, a internet também pode ser utilizada para recolher mais informações sobre a reputação da empresa, as reclamações comuns dos clientes e outros aspectos. Ao obter esses dados, você poderá entender como o fornecedor cultiva o relacionamento com o cliente e, assim, decidir se essa relação é interessante para sua empresa.   

O relacionamento com os fornecedores de alimentos

A relação de confiança desenvolvida entre cliente e fornecedor é a base para um negócio de sucesso. Os estabelecimentos do ramo alimentício normalmente contam com um fornecedor único para cada segmento. Isso torna o vínculo ainda mais forte.

Quando essa relação  baseada em confiança mútua  atinge um nível mais elevado, ela recebe o nome de comakership. Nesse tipo de relação, o fornecedor passa a ser visto como um parceiro do negócio e não mais como um vendedor.

De acordo com Fabiano Soares, “o operador de varejo vai onde se vende mais. No food não, a escolha que você faz se transforma em uma parceria e, por isso, é muito importante”. Assim, mais do que uma parceria, esse relacionamento deve funcionar como uma aliança estratégica, na qual ambos percebem os benefícios.

Você pode tirar proveito da experiência do vendedor, pois ele costuma ter muita prática com esses produtos e pode dar dicas sobre mix de produtos, o controle de estoques, o layout de exposição dos produtos, entre outras ideias para o seu estabelecimento.

Por isso, você deve contar com uma empresa que disponibiliza consultores interessados em contribuir para o sucesso da sua empresa. Assim, você poderá contar com um consultor para solucionar as dúvidas e prestar todo o apoio necessário.

Não importa o tamanho do seu negócio, você pode contar com grandes fornecedores, que primam pela qualidade na produção, com equipamentos modernos e ainda prestam esse serviço de acompanhamento bem próximo do cliente por meio dos consultores.  

Agora que você já sabe que um bom fornecedor é aquele que oferece o melhor custo-benefício, atende dentro dos prazos e ainda preza por um relacionamento bem próximo, não perca mais tempo!

Comece agora mesmo a avaliar seus fornecedores e escolha a empresa mais apropriada. Se você já conta com fornecedores de alimentos que não estão superando suas expectativas, considere a possibilidade de trocá-los.

E então? Você gostou deste texto sobre o que levar em conta na escolha do fornecedor de alimentos? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá as nossas atualizações em primeira mão na sua caixa de entrada!

Escreva um comentário

Share This