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Cuidar da gestão de lanchonete é essencial para manter a saúde financeira da empresa e criar oportunidades para aumentar os rendimentos. Também é se encarregando da administração que o gestor verifica se o negócio é viável ou precisa de mudanças administrativas. E isso vai desde a definição do público-alvo até o acompanhamento das vendas.

Quer saber como fazer a administração do empreendimento e fazê-lo prosperar? Continue a leitura!

1. Faça um planejamento para a gestão de lanchonete

Antes de investir em qualquer negócio, é muito importante se preparar. Você deve avaliar os concorrentes, identificar o público, o tipo de produto que pretende oferecer e o serviço que deseja disponibilizar.

Também é muito importante analisar os preços praticados no mercado e quais são os produtos que mais chamam a atenção dos consumidores. Diante dessas informações, você conseguirá traçar um plano para colher resultados em curto, médio e longo prazo.

Nesse plano, deve constar qual será o seu capital de giro para pagar as contas nos primeiros meses. O documento ainda deve conter os objetivos da empresa, as metas e as estratégias para alcançá-las. Só assim é possível criar um negócio bem-estruturado e focado no público que deseja conquistar.

2. Realize um estudo de mercado

Em que local você pretende abrir o negócio? Será que o espaço já está saturado de empresas como a sua? Alguns empresários abrem uma lanchonete onde já há 3 ou 4 estabelecimentos conhecidos e consolidados e não criam uma estratégia diferenciada. A tendência é o empreendimento fechar, pois não há espaço para “mais do mesmo” nos dias de hoje.

Você também precisa definir qual é o ticket médio que espera para a empresa. Pessoas com baixo poder aquisitivo não podem fazer muitas refeições fora de casa durante o mês. Elas, geralmente, apenas tomam um café ou fazem um lanche rápido. Por outro lado, podem se tornar clientes recorrentes e fiéis.

Em contrapartida, há localizações com públicos mais selecionados e com perfil de compra um pouco maior. E esses consumidores não se importam em pagar mais por um lanche se ele for saboroso e diferenciado. Analisar essas situações é fundamental para que a empresa se firme no mercado após alguns meses. 

3. Crie um cardápio atrativo

Outro fator importante para a gestão de lanchonete é a elaboração do cardápio. Ele deve conter produtos com maior saída para atrair os clientes em um primeiro momento.

Se você vai oferecer lanches, uma boa estratégia é disponibilizar os já tradicionais X-salada, X-burguer, X-bacon, além de misto-quente, com preço mais acessível. Quando a intenção é ofertar salgados, não podem faltar itens como coxinha, esfirra, quibe e, claro, pão de queijo. Ou seja, é preciso trabalhar com alimentos carro-chefe e também investir em um mix de produtos, o que pode ser o diferencial.

Há ainda os restaurantes de nicho, que podem seguir, por exemplo, uma linha vegana ou fit. Nesses casos, o cliente da região sequer pergunta o preço dos itens, pois é um consumidor que precisa desse tipo de produto. Nesses casos, o gestor pode ter um público menor, mas conta com uma margem maior de retorno, em função do preço dos produtos. Ou seja, a elaboração do cardápio e a precificação dos produtos depende diretamente do público que se quer alcançar. 

4. Desenvolva estratégias de marketing

Não importa o tamanho do empreendimento, o marketing faz parte da estratégia de vendas, e ele pode ser aplicado de diversas maneiras e para diferentes consumidores.

Uma opção é criar promoções na hora do almoço ou combos de produtos. É recomendado, por exemplo, disponibilizar um combo especial para o café da manhã, com um salgado e um suco, ou um pão de queijo e um café. Isso ajuda a aumentar a satisfação do cliente, pois ele encontra um preço especial para produtos saborosos e que deseja consumir.

Essa prática cria movimentação na lanchonete e também serve de estratégia de divulgação. Afinal, o cliente satisfeito pode recomendar o estabelecimento para amigos e colegas que também procuram por uma refeição com preço acessível. Outra opção é criar, para o horário do almoço, um cardápio à la carte e alguns pratos do dia. 

Cada modelo de promoção poderá ser adotado conforme o público específico que o estabelecimento atende. Vale lembrar que para a estratégia dar certo é importante divulgá-la na própria lanchonete e quando os clientes entram para fazer o pedido. Você ainda pode criar uma página nas redes sociais para divulgar a empresa e as promoções do dia. Isso permite que os clientes curtam e compartilhem os posts, aumentando as possibilidades de atrair mais consumidores.

Outro ponto muito importante: realize um treinamento com os colaboradores sobre as boas práticas de atendimento, as promoções que estão em vigor e os produtos oferecidos no estabelecimento. Afinal, toda a equipe precisa estar preparada para servir e esclarecer as dúvidas dos consumidores.

5. Escolha fornecedores de confiança

Também faz parte da gestão de lanchonete a escolha de um ou mais fornecedores de confiança. Você precisa encontrar um parceiro de negócio que possa entregar os produtos no dia agendado, para garantir a continuidade dos serviços.

Além disso, é fundamental avaliar a qualidade dos lanches oferecidos e a reputação da empresa. Tudo isso interfere nas vendas e, principalmente, na satisfação do cliente.

6. Acompanhe os resultados das vendas

Para manter a continuidade do negócio, a empresa precisa ser capaz de se sustentar. Você deve acompanhar se as contas estão sendo pagas em dia e se há giro no caixa. Claro, também é fundamental ter lucro.

Na hora de fazer um acompanhamento das vendas para identificar os seus resultados, pode-se adotar o seguinte cálculos:

CMV (Custo da Matéria Vendida) × aluguel ×  custo com funcionários

Se o resultado final for pelo menos 30%, é sinal de que a empresa já consegue sobreviver e quitar todas as dívidas com fornecedores, aluguel e salário dos colaboradores. Caso o resultado seja maior, ele vai indicar que já existe algum lucro no negócio.

Pronto! Agora você já sabe como melhorar a gestão de lanchonete para aumentar o seu retorno financeiro. Lembre-se de planejar os seus próximos passos e identificar o perfil do seu público.

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