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Quem atua no varejo sabe o quanto esse segmento é competitivo. Então, para se manterem sempre à frente, os lojistas têm recorrido cada vez mais a estratégias de marketing.

Ficou curioso? Neste post vamos explicar como é feito o marketing no varejo e qual a sua importância. Além disso, daremos algumas dicas, para que você possa escolher quais ações são mais rentáveis para o seu empreendimento.

Acompanhe!

Entenda o que é marketing no varejo

Pode-se dizer que o marketing no varejo é representado por atividades executadas pelos varejistas, com o objetivo de vender mais, fortalecer a marca, promover os produtos da loja, atrair e reter mais clientes e tomar decisões antes dos concorrentes.

Ele segue os princípios do famoso mix de marketing: produto, preço, praça e promoção. O principal objetivo do marketing de varejo é melhorar cada um dos processos relacionados ao mix de marketing, sem se esquecer de acompanhar as tendências do mercado e de consumo.

As ações do marketing no varejo têm impacto direto sobre o comportamento do consumidor. A ideia é levar os clientes ao estágio da decisão pela compra o mais rápido possível.

Veja 6 dicas de como utilizar o marketing no varejo e ter um empreendimento de sucesso.

1. Facilite o processo de compra para o cliente

Você deve estar sempre preparado para oferecer o que o cliente precisa. Além disso, é possível desenvolver algumas ações para facilitar o processo de compra, como a elaboração de kits em datas comemorativas.

Manter a loja aberta durante mais tempo em épocas sazonais e aceitar diversas formas de pagamento e parcelamento também são boas estratégias. Assim, aproveita-se o senso de urgência do cliente como uma oportunidade para vender mais.

 

2. Não deixe de pesquisar o mercado

A pesquisa de mercado é fundamental para entender o comportamento do cliente e estar preparado para os períodos sazonais. Com dados coletados, é mais fácil decidir quais ações de marketing no varejo terão maiores retornos junto aos clientes. Além disso, é possível descobrir:

  • quais são os meses e dias da semana mais movimentados;
  • quais são os itens que não estão tendo boa saída;
  • quais produtos são mais procurados pelos clientes;
  • qual é o perfil do público-alvo;
  • qual deve ser a abordagem do vendedor perante o cliente.

Um aspecto importante é sempre manter esses dados atualizados. Para isso, é recomendado disponibilizar um espaço para que o cliente deixe um feedback. Pode ser uma caixinha de sugestões ou um e-mail enviado após a compra, com uma pesquisa de satisfação. Também é possível utilizar espaços de discussão em redes sociais.

3. Atraia o cliente para a sua loja

Não adianta apenas abrir o empreendimento, pendurar uma placa e esperar que os clientes entrem. É preciso planejar e executar ações de marketing de varejo para atrair o público.

Uma alternativa é apostar em cupons especiais de descontos, pensar o design da loja de acordo com as preferências dos clientes, abusar da presença nas redes sociais e investir no marketing de experiências, que é o assunto do próximo tópico.

4. Invista no marketing de experiências

A verdade é que ações de marketing tradicionais não dão mais os mesmos resultados que antes. É preciso entender que estamos na era da experiência.

Trabalhar pensando na experiência do cliente significa estimular um conjunto de percepções positivas para que a sua marca fique guardada na memória. Essas percepções estão relacionadas aos 5 sentidos humanos: olfato, paladar, tato, visão e audição.

É possível estimular a combinação desses sentidos no varejo, seja por meio do layout da loja, da música ambiente ou do aroma.

5. Invista em eventos

Os eventos são ótimas alternativas para atrair e reter clientes. E nem sempre é preciso gastar muito: basta alinhar a estratégia ao seu planejamento financeiro. Os eventos fazem com que o cliente se sinta valorizado e é um passo importante para a fidelização.

Agora, se você deseja atrair novos clientes, muitas vezes pode valer a pena investir um pouquinho mais e promover um evento maior, já que essas estratégias são verdadeiras potencializadoras de público.

6. Acompanhe as tendências para 2018

Para se manter num mercado competitivo como o varejo é preciso estar sempre atento às novidades. Então, vamos abordar agora algumas das tendências para 2018. 

Presença nas redes sociais

Hoje em dia, o consumidor está acostumado a buscar na internet informações sobre qualquer tipo de negócio. Por isso, é fundamental estar presente nas redes sociais e sempre manter os perfis atualizados com promoções, informações sobre o produto etc.

Vendas online

Além de marcar presença nas redes sociais, muitos lojistas estão aproveitando o mundo virtual para abrir um novo canal de vendas online.

Atuar no e-commerce dá ao empreendedor uma visibilidade muito maior do que a loja física conseguiria obter. Então, se você quer atuar também no mundo virtual, é importante conhecer as particularidades do consumidor desse segmento. 

Parcerias colaborativas

Até as grandes marcas já descobriram o segredo das parcerias estratégicas. E os lojistas também podem adotar esta tática com o objetivo de ganhar maior competitividade perante a concorrência.

Algumas parcerias estão, inclusive, buscando a união entre o mercado online e offline, para aumentar a rentabilidade e a visibilidade, fortalecendo assim a marca.

Preocupação com a sustentabilidade

Muitos consumidores estão engajados em causas em prol do meio ambiente. Nesse sentido, algumas empresas de varejo vêm colocando o tópico responsabilidade ambiental e social em suas estratégias e se preocupando com isso ao longo de suas cadeias produtivas.

Afinal, os clientes que valorizam essa preocupação acabam optando por comprar um produto em lojas que compartilham esses valores. Por isso, essa preocupação trata-se de uma boa maneira de deixar para trás os concorrentes.

Agora que você já sabe como o marketing no varejo pode ajudar a aumentar as vendas, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a colocar em prática as dicas deste post e veja o seu negócio alcançar o sucesso.

O que você achou deste conteúdo sobre marketing no varejo? Se gostou, compartilhe nas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto! Até a próxima!

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