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Com crise ou sem crise, a população nunca deixa de gastar dinheiro com alimentação. Por isso, se você atua nesse segmento, precisa desenvolver ações de marketing para atrair e reter cada vez mais clientes.

O mercado food service não para de crescer, e isso significa muita competição. Entretanto, adotando as estratégias certas, você pode ficar sempre à frente da concorrência e contar com um negócio de sucesso.

Neste post, vamos falar sobre algumas estratégias de marketing que podem ser muito úteis para você elevar o negócio a um novo patamar. Acompanhe!

Conheça o seu público-alvo

Não dá pra falar em estratégias de marketing sem antes definir bem o público-alvo. Isso reduz custos desnecessários e ajuda a direcionar os esforços para os clientes que são potenciais para o seu empreendimento.

Assim, o primeiro passo é saber quem são seus principais clientes e entender seus desejos e necessidades, para então saber como melhorar a experiência deles em sua lanchonete.

O que o cliente espera da sua lanchonete? Quais são as suas preferências? O que ele vê na sua empresa que o concorrente não oferece? Qual ambiente e produto agrada mais esse perfil de consumidor?

Para responder a essas questões, é preciso fazer uma pesquisa de mercado. Com os resultados em mãos, o segundo passo é definir o seu diferencial.

Desenvolva um diferencial competitivo

Esse ponto diz respeito exatamente ao que o seu empreendimento oferece que o destaca da concorrência. Para decidir sobre esse diferencial competitivo, você deve pensar na identidade da sua lanchonete. Como você quer que os clientes se lembrem dela?

Por isso, não basta falar que o diferencial é qualidade, preço ou atendimento cortês. É preciso ir além. A recomendação é pensar em algo autêntico, que tenha relação com a personalidade da empresa, com a história do seu negócio. Você pode utilizar essas características como um atributo da marca e começar a fazer a divulgação.

Busque os meios que melhor alcançam o seu cliente

Na hora de divulgar o seu negócio, você deve procurar entender os clientes. Reflita e observe por onde eles passam, em qual horário, quais redes sociais mais acessam e em que momento do dia eles buscam um food service. Com isso definido, fica mais fácil pensar em como se comunicar com público-alvo.

Veja a seguir algumas estratégias de marketing simples e com grande potencial de resultado. 

Meios físicos

Você pode pensar que divulgar seu negócio por meio de cartazes, panfletos e cartões é coisa do passado, mas não é bem assim. A verdade é que esses meios ainda são muito úteis e oferecem um ótimo custo-benefício.

Ao apostar nesses materiais, tenha certeza de que o conteúdo produzido oferece todas as informações necessárias para levar o cliente até o seu estabelecimento. E divulgue em locais estratégicos. Essa forma de fazer marketing dá muito resultado com pessoas localizadas próximas ao negócio. 

Meios virtuais

Hoje em dia, quem não é encontrado na internet praticamente não existe! E é por isso que as redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa de marketing para todos os tipos de negócios. 

Quando se trata de lanchonete, é interessante ter um perfil no Facebook, Instagram e Twitter. Mas lembre-se de manter as informações sempre atualizadas e alimentar essas redes com promoções, eventos e conteúdos atrativos, para que o cliente se mantenha próximo da marca.

As redes sociais também são importantes meios para entender o comportamento do cliente. Observe os comentários sobre o seu negócio e utilize essas informações de forma estratégica para atender as demandas dos consumidores.

Ao pesquisar sobre qualquer tipo de produto na internet, o consumidor busca também conteúdos relevantes associados ao produto. Por isso, é interessante criar conteúdos em blogs para fortalecer o vínculo entre o cliente e o seu negócio. Isso pode ser feito por meio de posts, infográficos e e-books.

Organize eventos

Uma estratégia muito útil para atrair e reter clientes são os eventos, e fica bem fácil fazer a divulgação pelas redes sociais. Assim, você aproveita a oportunidade para divulgar seu espaço e os produtos.

Outra alternativa é oferecer o espaço para comemorações. Se ele fica localizado próximo a empresas e faculdades, melhor ainda. Esses grupos sempre precisam de espaços para um happy hour, por exemplo.

Ofereça mimos aos clientes

As cortesias fazem toda a diferença para os consumidores e geram um valor muito maior que o custo real que têm para o negócio.

Assim, oferecer o refil de refrigerante grátis, uma sobremesa, entre outros brindes associados ao seu ramo de atuação podem trazer ótimos resultados. E, independentemente da classe social do público, as cortesias são sempre bem-vindas.

Aposte em programas de fidelidade

Os programas de fidelidade estão sendo utilizados por muitas empresas atualmente, graças à sua facilidade de implantação com ótimos resultados.

Uma alternativa é estabelecer recompensas por indicações de novos clientes. Por exemplo: indique 2 amigos e leve a batata frita grátis; traga 5 amigos e o seu lanche é por nossa conta; etc. Assim, você aumenta o movimento do estabelecimento, ganha novos clientes e fideliza outros.

Meça os resultados das estratégias de marketing para food service

Por fim, é importante sempre acompanhar e controlar os resultados das estratégias utilizadas para avaliar qual delas gera mais rentabilidade para o negócio. Se a intenção é mensurar resultados, trace os objetivos e utilize alguns indicadores.

Com esse acompanhamento, você consegue melhorar cada vez mais as suas estratégias e encantar os clientes. Lembre-se também de treinar a sua equipe, para que todos se engajem no cumprimento das estratégias e colaborem com o alcance dos resultados.

Agora que você aprendeu essas dicas sobre marketing para food service, não perca mais tempo. Comece agora mesmo a implantar essas ações e não deixe seu negócio cair na “mesmice”. Lembre-se de que é preciso estar sempre inovando em suas estratégias para, além de agradar o cliente, se manter sempre um passo a frente da concorrência.

Você curtiu este post sobre marketing para food service? Então, deixe seu comentário e compartilhe com a gente e com os outros leitores as suas experiências sobre o assunto!

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