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As lojas de conveniência são uma grande oportunidade de investimento. Como o próprio nome diz, elas servem para atender o público que busca por um consumo rápido e fácil, o que caracteriza um tipo de compra com caráter mais emergencial. Loja de conveniência é sinônimo de praticidade e, por esse motivo, tem um valor agregado maior.

Aliás, quem frequenta esse tipo de estabelecimento geralmente está disposto a pagar um pouquinho mais pelos produtos. Essa característica pode ser justificada pelos diferenciais das lojas de conveniência, como o horário amplo de atendimento, o que ajuda a gestão a obter mais lucros.

A loja de conveniência capta o cliente pela necessidade, mas tende a cativá-lo e fidelizá-lo pela diversidade e qualidade dos produtos oferecidos. Neste post, vamos ajudar você a pensar em ótimas opções de mix de produtos para loja de conveniência.

Continue a leitura e entenda como uma boa seleção e um bom fornecedor fazem toda a diferença na satisfação dos clientes!

Por que as lojas de conveniência são um bom negócio?

As lojas de conveniência são ótimas opções de investimento. Localizadas em pontos estratégicos, elas costumam ter visibilidade e boa rotatividade de clientes.

Pelo perfil do negócio, o consumidor entende perfeitamente que não encontrará nesses estabelecimentos a enorme variedade de opções que se tem em um supermercado, por exemplo. Em contrapartida, ele espera ter acesso a uma variedade satisfatória para o consumo rápido a que se destina.

Principalmente no segmento de food service, o cliente deseja ter à sua disposição excelentes opções de lanches e refeições rápidas. A dica aqui, então, é identificar os itens ideais de consumo para garantir a satisfação da sua clientela.

Como você viu ali em cima, os preços praticados nesse tipo de estabelecimento é mais caro se comparado às redes de supermercados. O consumidor tem consciência disso e está disposto a desembolsar mais por bons produtos.

O que é o mix de produtos?

O mix de produtos em lojas de conveniência se refere à variedade de itens disponíveis para o comércio. Para organizar o mix, é preciso considerar fatores como a preferência e o perfil dos clientes, a localidade comercial da loja e o espaço do estabelecimento, tanto o espaço das gôndolas e prateleiras quanto o do estoque.

Após definir o mix principal de produtos, também é importante acrescentar itens complementares, garantindo a oferta de mais opções para os consumidores. Assim, além de se destacar das lojas que só vendem o básico, você aumenta suas possibilidades de vendas e lucro.

Como escolher os itens ideais do mix de produtos para loja de conveniência?

Para garantir boas vendas nas lojas de conveniência, é preciso disponibilizar uma boa seleção de mix de produtos. Essa seleção é essencial para o sucesso do negócio.

Antes de bater o martelo na escolha do mix, observe o perfil de comércio da região onde a loja está instalada. Faça uma análise por meio de dados estatísticos, artigos de jornais e pesquisa de campo: a sugestão é andar pelas redondezas, conversar com as pessoas e donos de outros estabelecimentos.

Na definição do mix, é importante acrescentar itens que seduzem o cliente. Quer um exemplo? De modo geral, as pessoas vão às lojas de conveniência comprar bebidas, carvão e gelo, certo? Mas vamos imaginar a seguinte situação: ao pegar esses produtos e se dirigir ao caixa, o cliente encontra na vitrine salgados quentinhos e lanches bem apetitosos, como empanadas e tortinhas. O visual convidativo é um chamariz, e ele acaba incluindo alguns desses lanches na compra.

Também é interessante ficar atento a outras questões que influenciam na decisão do mix de produtos, como a sazonalidade. Há produtos que marcam determinados períodos do ano: ovos de chocolate na Páscoa, panetone no Natal, broinhas de fubá nos festejos juninos etc. Incluir esse tipo de produto é uma decisão bem acertada para chamar a atenção do público.

Por que é importante escolher produtos de qualidade?

A escolha acertada do mix de produtos para loja de conveniência está diretamente ligada à lucratividade do estabelecimento. Afinal, a escolha certa significa venda garantida e alta rotatividade dos produtos.

Investir em alimentos e lanches gostosos e bem-feitos é o primeiro passo para fidelizar os clientes e garantir a venda. Lembre-se que a qualidade e o sabor farão a diferença na sua loja, destacando-a da concorrência.

Então, se o seu objetivo é se tornar referência no segmento de lojas de conveniência, aposte em produtos de qualidade. Os alimentos, sejam eles lanches ou refeições rápidas, são os principais itens que atraem e retém a clientela.

É possível trabalhar com produtos congelados?

Não só é possível como é um excelente investimento. Em lojas de conveniência, praticidade e agilidade são as palavras de ordem, então, oferecer alimentos de preparo rápido é uma ótima forma de atrair os clientes.

Os congelados são ótimos aliados para quem busca essa eficiência no food service, mas sem perder a qualidade. Afinal, eles conseguem conservar as características originais do alimento, preservando o sabor e o aroma por muito mais tempo.

Ao oferecer alimentos congelados, você também pode contar com uma equipe reduzida para prepará-los, atendendo bem a clientela enquanto economiza. Além disso, é possível elaborar um cronograma de entregas com o fornecedor de modo que um pequeno espaço do estabelecimento seja suficiente para organizar o estoque.

Qual a importância de um bom fornecedor?

A qualidade do mix de produtos disponíveis na loja de conveniência depende diretamente da escolha do fornecedor. Para conquistar sucesso no empreendimento, então, busque sempre investir em marcas de confiança, que são reconhecidas no mercado e oferecem produtos saborosos, de excelente procedência.

A parceria com um bom fornecedor traz benefícios que vão alem da entrega de bons produtos. A partir dela, é possível negociar entregas mais rápidas, preços justos, formas flexíveis de pagamento e assistência sobre a melhor forma de preparar e conservar os produtos.

A dica para acertar na escolha do parceiro é a seguinte: ao pesquisar sobre o perfil do público da loja, busque identificar quais são as marcas mais consolidadas na região. Isso trará segurança ao consumidor. Verifique também as certificações de qualidade do fornecedor, pois esses documentos ajudam a comprovar os padrões de produção.

Escolher um bom fornecedor também pode ser o seu diferencial diante da concorrência. Nunca se esqueça disso!

Por que fidelizar clientes em lojas de conveniência?

A escolha do mix de produtos para loja de conveniência é um dos passos mais essenciais para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já existente. A fidelização é importante porque traz grandes benefícios ao negócio, já que o consumidor fidelizado, além de voltar sempre para fazer novas compras, ainda recomenda a loja para outras pessoas, ajudando na divulgação.

Aumentar a retenção da clientela é mais econômico do que investir na captação de novos consumidores. Afinal, atrair consumidores que já conhecem a qualidade da sua loja é muito mais fácil do que conquistar quem nunca frequentou seu estabelecimento. Acredite: esse diferencial fará toda a diferença nos seus lucros!

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