CATEGORIAS:

Aumentar vendasGestãoOperaçãoProdutosSem Categoria

No preparo de massas frescas, a escolha do molho é essencial. Ele tem a função de ajudar a temperar por igual o alimento, além de trazer uma textura agradável e um toque refinado ao prato. Uma mesma massa pode oferecer diferentes experiências gustativas apenas com a mudança do molho que a acompanha.

Há uma infinidade de receitas de molhos, cada uma com propostas diferentes e sabores e cremosidade específicos. No post de hoje, vamos sugerir algumas opções clássicas, fáceis e rápidas de molho para ravióli. Aproveite para incrementar ainda mais o preparo dessa deliciosa massa fresca e conquistar a sua clientela. Boa leitura!

Molho ao sugo

O molho ao sugo é um clássico na cozinha internacional. Combina com ravióli de diferentes recheios e vai bem com diversos pratos. Além disso, o molho ao sugo pode servir de base para o preparo de novos molhos, como bolonhesa, com manjericão, entre outros.

Ingredientes

Tomate

Azeite de oliva

Alho

Cebola

Cenoura

Talo de salsão

Sal e pimenta

Modo de preparo

Para o preparo dessa opção de molho para ravióli, você vai precisar cozinhar em uma panela com uma xícara de água 1 quilo de tomates maduros picados grosseiramente. Deixe em fogo brando por cerca de 25 minutos. Quando os pedaços estiverem se desmanchando, desligue o fogo e depois bata tudo no liquidificador. Passe a mistura em uma peneira grossa e reserve.

Em outra panela, coloque 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem de ótima qualidade, 3 dentes de alho descascados e amassados, 1 cebola grande cortada ao meio, 1 cenoura grande cortada em cubos maiores e 1 talo de salsão, também cortado em pedaços generosos. Refogue tudo.

Em seguida, acrescente o tomate batido e peneirado. Tempere a gosto com sal e pimenta. Mantenha em fogo baixo, deixando cozinhar e apurar o sabor lentamente. Depois, retire os pedaços de cenoura, de cebola e os talos de salsão. O molho, então, estará pronto para servir, lembrando que ele não é muito encorpado mas também não deve ficar ralo demais.

Molho bechamel

Essa é uma ótima opção para quem aprecia molhos mais densos e encorpados. O bechamel é um molho de sabor mais marcante. Ele também tem a praticidade de servir de base para novos preparos. É possível acrescentar cogumelos, gorgonzola ou camarão, por exemplo, e recriar o molho para ravióli. Esse tipo de receita traz muita versatilidade para o dia a dia corrido da cozinha, pois possibilita releituras e inovações.

Ingredientes

Manteiga

Farinha de trigo

Leite

Alho

Folha de louro

Cebola

Noz-moscada

Pimenta-do-reino e sal

Modo de preparo

Coloque para cozinhar 1 litro de leite, 2 dentes de alho amassados, 2 cebolas fatiadas, 2 folhas de louro, um pouco de noz-moscada ralada e a pimenta do reino a gosto. Depois que abrir fervura, espere um minuto e apague o fogo. Deixe a mistura descansar por uns 10 minutos. Em seguida, passe numa peneira fina e reserve.

Em outra panela, no fogo baixo, derreta 100 gramas de manteiga. Coloque, aos poucos, 3 colheres de sopa de farinha de trigo mexendo sem parar até que essa mistura fique bem dourada.

Então tire a panela do fogo e vá adicionando devagar a mistura do leite sem parar de mexer, para não embolar. A dica é usar um fouet. Quando estiver bem homogêneo, coloque o sal a gosto e volte ao fogo baixo. Deixe cozinhar mais um pouco, por cerca de 10 minutos, sem parar de mexer. Ele vai ficar com a textura de um creme.

Outras opções de molho para ravióli

Na correria da cozinha de restaurantes e food service também é preciso ter no cardápio opções mais rápidas de molho para ravióli. A dica aqui é o molho de queijo. A receita é bem simples e não demanda muito tempo no preparo. Além de prática, essa é uma opção saborosa e marcante.

Em uma panela, misture 50 gramas de manteiga, 200 gramas de creme de leite fresco e 100 gramas de requeijão cremoso. Depois, acrescente 3 tipos de queijo ralado. A sugestão é usar 50 gramas de mussarela, 50 de queijo prato e 50 de parmesão. Por fim, adicione sal a gosto.

Outra sugestão é investir no ravióli salteado na manteiga, uma ótima opção para os clientes que não são amantes de molhos em demasia e preferem pratos mais leves.

Numa panela larga, coloque azeite de oliva extravirgem e acrescente uma quantidade generosa de manteiga. Deixe dourar levemente, coloque uma pitada de sal, e de pimenta do reino, adicione ervas finas secas, como orégano e manjericão, e alho picado desidratado.

Em seguida, acrescente o ravióli ferventado previamente. Misture com delicadeza, salteando-os. Antes de servir, decore com manjericão fresco, cebolinha picada e queijo ralado.

Refeições em food service como diferencial competitivo

Disponibilizar no seu cardápio as opções certas de molho para ravióli vai ajudar a atender aos gostos mais diferenciados da sua clientela. Lembre-se de que há uma demanda crescente por esse tipo de refeição.

Muitas pessoas estão optando por pratos saborosos e rápidos, como as massas frescas, para fugir dos fast-foods convencionais. Por isso, servir refeições em food service é uma grande diferencial competitivo.

A busca é por receitas elaboradas com criatividade e com ingredientes de qualidade. Nesse sentido, a escolha do fornecedor é fundamental. É ele quem vai agregar ao seu serviço produtos selecionados e de muita qualidade.

A escolha certa da massa

Acertar na escolha da massa fresca é o primeiro passo para garantir sucesso nesse investimento. A dica aqui é buscar por ótimos fornecedores de massas. Pesquise os que têm selos e certificações de qualidade.

A empresa Forno de Minas disponibiliza excelentes e variadas opções de massas frescas e um mix de produtos adequados para food service. Além de ser produzido dentro de rígidos padrões de segurança alimentar, o ravióli da marca é saboroso e oferece muita praticidade no preparo. Em instantes, é possível ter uma massa deliciosa e com sabor de feita em casa.

Se você busca por qualidade e praticidade, é hora de levar em consideração o uso de produtos congelados no seu estabelecimento.

Prato bonito e apetitoso

Outro diferencial importante é caprichar na apresentação do prato, acrescentando queijo ralado e ervas finas ao molho para ravióli. Além de bonito, o prato ficará ainda mais aromatizado, convidativo e irresistível.

Busque sempre apresentar os produtos do seu estabelecimento com uma boa montagem, pois a decoração do prato é capaz de aguçar ainda mais o paladar dos clientes.

O que achou das dicas do post de hoje? Entre em contato com a Forno de Minas e conheça o mix de produtos capaz de aprimorar ainda mais as receitas do seu food service.

Escreva um comentário

Share This