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Estamos na era da experiência do consumidor. Isso significa que ter um negócio de sucesso é encantar o cliente por meio da combinação de sensações percebidas por ele, as quais envolvem os 5 sentidos humanos: olfato, audição, tato, paladar e visão.

Desse modo, não basta apenas oferecer um produto de qualidade. É preciso proporcionar uma experiência única ao consumidor.

No mercado food service, especificamente, é necessário planejar ações para que o cliente guarde sensações, agrados e memórias positivas da lanchonete ou restaurante.

Ficou curioso para saber como a experiência do consumidor pode ser um diferencial? Confira a seguir algumas dicas para colocar em prática em seu estabelecimento! 

Direcione o foco para o cliente

O primeiro passo para investir na experiência do consumidor é posicionar o cliente no centro das atenções. Afinal, é preciso saber exatamente o que ele espera para então encontrar alternativas de satisfazê-lo.

Para isso, é essencial fazer uma pesquisa de mercado, procurar entender como é o comportamento do cliente e o que ele espera de uma lanchonete. Isso vai definir quem é o público-alvo e nortear as demais ações.

Por exemplo, se o seu negócio está situado próximo a uma faculdade e o principal cliente é o público universitário, não adianta pensar que eles vão ficar sentados no estabelecimento por um bom tempo, curtindo o ambiente. Às vezes, o freguês pode só desejar fazer um lanche delicioso, satisfatório e rápido, com preço acessível.

Sendo assim, para entender o cliente, utilize uma das melhores alternativas, que é ouvir o feedback deles. Recorra aos canais diretos da empresa, como caixinha de sugestões ou redes sociais. Acredite: muitas pessoas gostam de participar dando suas ideias e opiniões.

Ofereça o melhor produto

De nada adianta ter um serviço e um ambiente impecável, se a comida não tiver qualidade. A falta dessa característica essencial pode quebrar toda a ideia de fornecer valor ao cliente.

Assim, busque os melhores fornecedores e invista em produtos selecionados. Além disso, comunique ao cliente sobre sua preocupação em fornecer sempre o melhor produto.

Além de oferecer o melhor alimento, você também deve abusar da apresentação dos produtos. Use banners e displays inusitados, que dão água na boca. Essa é uma estratégia infalível quando se trata do mercado de food service. 

Crie uma cultura de atendimento de excelência

O atendimento tem forte impacto sobre a experiência do cliente. Por isso, é importante treinar os funcionários, de forma que eles saibam comunicar o conceito da sua marca de forma coerente e atender o cliente da forma mais cordial possível.

O atendente é o porta-voz, ou a linha de frente do seu negócio. Por isso, o comportamento dele será determinante para a percepção do cliente, seja ela positiva ou negativa. Por esse motivo, é também muito importante fazer com que os colaboradores se sintam parte integrante da estratégia do negócio. 

Pense no design da lanchonete

Muitas lanchonetes estão estudando o seu público-alvo e repensando o layout de forma temática. Se o cliente curte rock, então, por que não decorar a lanchonete com esse tema, colocar uma música de fundo e deixar alguns discos em exposição?

A percepção dos clientes também perpassa pela higiene do local, pela apresentação dos atendentes e pela forma de expor os produtos. Tudo isso deve ser coerente com a ideia do empreendimento.

Defina o conceito do seu negócio

O conceito é a ideia central ou a identidade principal de uma empresa. Em outras palavras, o gestor deve pensar: qual é o diferencial de meu estabelecimento? Por que o cliente deve escolher a minha lanchonete e não a do concorrente?

Para definir o conceito, é preciso considerar o mix de produtos, o serviço e a atmosfera. O conceito deve ser comunicado de forma coerente ao consumidor em todos os aspectos, desde o design do local, o tipo de produto que é oferecido e a logomarca até o uniforme dos funcionários.

Acompanhe as tendências do segmento

Ingredientes naturais

Alguns empreendedores têm optado por produzir seus próprios ingredientes, como é o caso de alguns restaurantes que deixam a horta aberta ao público. Essa tendência atrai o público que valoriza alimentos orgânicos e saudáveis.

Refeições personalizadas

Outra tendência do mercado de food service é possibilitar que o cliente monte seu pedido de acordo com suas preferências, podendo dar um toque pessoal à refeição. Isso aumenta a sensação de que o alimento foi preparado especialmente para ele.

Fast casual

O fast casual tem atraído diversos públicos cansados da padronização dos fast-foods. Essa tendência aposta em atendimento personalizado com receitas criativas e ingredientes de alta qualidade. São representados principalmente pelas hamburguerias temáticas, segmento que cresceu mais de 500% nos últimos anos.

Sustentabilidade ambiental

Muitos clientes buscam marcas que prezam pela sustentabilidade ambiental. São empresas que praticam a reciclagem, evitam desperdícios de produtos, tratam os resíduos de forma alternativa e dão preferência aos produtores locais.

Produtos congelados

Muitos donos de lanchonetes estão optando pelos congelados para evitar desperdícios e ter sempre disponível um mix de alimentos que agrada a diversos clientes.

Os produtos congelados já vêm com garantia de qualidade, sendo necessário apenas aquecê-lo no estabelecimento. Por isso, é fundamental contar com um fornecedor de alimentos de confiança

Seja exigente na escolha do fornecedor

A qualidade do produto impacta diretamente na experiência do consumidor. Por isso, é de suma importância contar com fornecedores selecionados.

Para essa escolha, você deve considerar o mix de produtos oferecidos, os prazos de entrega, as formas de pagamento e o atendimento da empresa. Os fornecedores devem ser vistos como parceiros estratégicos para o sucesso do negócio, por isso, é tão importante manter um bom relacionamento com eles.

Agora que você já entendeu o quanto é fundamental investir na experiência do consumidor na sua lanchonete, não perca mais tempo. Comece agora mesmo a colocar em prática as dicas deste texto e se torne referência no segmento de food service.

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