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Você quer ter uma equipe responsável e engajada no trabalho? A melhor maneira de alcançar esse objetivo é por meio do treinamento de funcionários. A prática ainda contribui para que você consiga oferecer um atendimento melhor ao cliente, o que aumenta as suas chances de sucesso.

Quer saber como promover a capacitação dos colaboradores e aumentar a lucratividade da sua lanchonete? Confira as dicas que preparamos!

Quais são os benefícios de promover o treinamento de funcionários?

Ao realizar a capacitação constante dos colaboradores, você consegue diminuir as perdas na lanchonete e fidelizar mais clientes. Quer saber por quê? Veja a seguir.

Conhecimento sobre os objetivos e valores do negócio

O treinamento permite que os colaboradores conheçam melhor o proprietário da lanchonete e compreendam quais são os principais desafios do dia a dia.

Essa também é a oportunidade de compartilhar os valores e as políticas da empresa e evitar problemas que afetam a imagem da lanchonete. Ou seja, o treinamento contribui para que o profissional melhore sua atuação no estabelecimento de acordo com as políticas do negócio.

Por exemplo: se o proprietário permite a entrada de animais de estimação no estabelecimento, e tem um espaço específico para eles, os funcionários precisam conhecer essa prática para que possam deixar os clientes mais tranquilos e satisfeitos.

Aumento da produtividade

O treinamento de funcionários também contribui para reduzir o tempo gasto com procedimentos simples e, com isso, aumentar a produtividade. Ao estabelecer rotinas na lanchonete, o gestor consegue otimizar o tempo utilizado para a limpeza do estabelecimento, produção de alimentos e atendimento ao consumidor.

Aperfeiçoamento do atendimento

Quantas vezes já aconteceu de um consumidor perguntar para o funcionário sobre determinado produto e ele não saber a resposta? Pois é, esse tipo de situação é mais comum do que se imagina.

Vamos a mais um exemplo. Um cliente pode querer saber se a coxinha tem requeijão ou se o pastel tem catupiry. E o funcionário precisa responder com precisão às perguntas, pois é disso que dependem as vendas.

Além disso, é comum que os clientes queiram saber se é possível realizar o pagamento com cartão de débito, crédito ou vale-alimentação. E o funcionário do estabelecimento tem obrigação de saber a resposta para essas questões.

O treinamento, então, dá mais segurança para o colaborador sobre os produtos oferecidos na lanchonete. O proprietário pode informar melhor sobre os itens disponibilizados, se eles possuem ingredientes que contenham glúten ou lactose e falar sobre as promoções.

Essa é uma maneira de melhorar o atendimento ao cliente e contribuir para o aumento das vendas, pois os funcionários terão mais confiança para desempenhar as atividades.

Diminuição da taxa de turnover

A taxa de turnover, ou rotatividade, representa uma média da saída de funcionários da empresa, em comparação com o total de colaboradores durante um período.

Quando essa taxa é muito alta, pode representar problemas para a lanchonete. Entre eles estão:

  • falta de integração entre a equipe;
  • necessidade de treinamento de novos colaboradores;
  • custos com contratação e demissão;
  • quebra de relacionamento entre os clientes, principalmente quando um funcionário atende bem os clientes.

Promover o treinamento na lanchonete e estimular o aprendizado constante de novas habilidades pode incentivar os colaboradores a permanecerem por mais tempo na empresa.

Redução de custos

Quantas vezes você já perdeu um produto por que não acompanhou a data de vencimento? Erros como esse, quando acontecem rotineiramente, podem causar um grande prejuízo para a lanchonete.

O treinamento pode corrigir esse problema, já que mostra a todos a importância de prestar atenção ao prazo de vencimento das mercadorias. Muitas vezes, utilizar um software de gestão também vai ajuda nesse monitoramento do estoque.

Além disso, contar com o fornecedor certo para o seu negócio pode evitar a compra excessiva de itens. Isso ajuda a reduzir custos com energia elétrica (para a manutenção de grandes estoques) e a perda de itens por falta de controle.

Como organizar o treinamento de funcionários?

Agora que você já compreendeu a importância de capacitar os profissionais, é hora de descobrir como fazer isso.

1. Estabeleça os objetivos do treinamento

A primeira etapa é definir qual é o resultado esperado com a atividade. Seria a redução de custos ou um atendimento de melhor qualidade? De acordo com a sua resposta, será possível direcionar as atividades.

2. Identifique as deficiências da equipe

Procure analisar quais são os principais problemas que prejudicam os seus resultados financeiros. Muitas vezes, pode ser apenas uma falha no estabelecimento da rotina de trabalho. Em outras, é a falta de atenção da equipe e de conhecimento sobre os produtos oferecidos.

Com base nessa análise, é possível criar uma capacitação específica para os objetivos que você pretende alcançar.

3. Realize cursos internos

Convide profissionais da área para uma conversa em seu estabelecimento. Escolha um dia ou horário em que a lanchonete não está aberta e convide os funcionários, esclarecendo a importância da participação deles.

Você pode fazer esses encontros mensalmente, para que eles esclareçam dúvidas e se sintam motivados. Além de convidar um profissional externo, você também pode passar algumas instruções para eles sobre o tipo de atendimento que espera e as melhores práticas que podem ser adotadas na lanchonete.

4. Incentive a participação em cursos externos

Atualmente, há muitos cursos online que podem ajudar você e sua equipe a oferecer um atendimento melhor na lanchonete. São disponibilizados temas relacionados a vendas, alimentos e bebidas, organização, entre outras opções.

Fale sobre esses cursos com os seus colaboradores e solicite que eles façam a inscrição. Se a palestra for online, você pode disponibilizar um computador na lanchonete para que todos possam participar. 

5. Promova a integração da equipe

Da mesma forma que um time de futebol não vence uma partida com a participação de apenas um jogador, uma lanchonete não consegue atingir as metas do mês sem a cooperação de todos os funcionários.

Por esse motivo, é muito importante que você desenvolva atividades que beneficiem a integração entre os colaboradores. Você pode criar dinâmicas em grupo antes de iniciar os trabalhos da lanchonete e estimular a troca de tarefas entre os profissionais, para que todos conheçam as dificuldades de cada função.

Uma equipe unida evita discussões na frente dos clientes e consegue levar mais resultados para a lanchonete, pois valoriza a colaboração.

Por exemplo: se o profissional da cozinha está sem tempo para organizar a louça, em função do alto número de pedidos, outro colaborador que está com uma demanda menor pode ajudá-lo a lavar pratos e talheres.

Esse espírito colaborativo faz com que todos se sintam bem no ambiente de trabalho, o que reflete no atendimento ao cliente.

Percebeu quantos benefícios o treinamento de funcionários pode oferecer à sua lanchonete? Este post foi esclarecedor? Aproveite para conferir como definir as formas de pagamento para o seu estabelecimento! 

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