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Você já reparou que no seu ciclo social tem sempre alguém de dieta ou preocupado com a própria saúde e alimentação? A cada dia, essa situação é mais recorrente, e são vários os fatores que têm despertado na população o interesse por rotinas saudáveis.

O número de pessoas diabéticas cresceu mais de 60% na última década. Em contrapartida, a quantidade de academias aumentou 133% nos últimos 5 anos e as blogueiras fitness são algumas das recordistas de seguidores nas redes sociais, influenciando diretamente o púbico. Ou seja, o cliente da sua lanchonete está mudando. Mas você já se adaptou a isso?

Neste post, vamos entender por que o investimento em saudabilidade pode ser um importante diferencial competitivo para o seu negócio. Confira!

A busca por uma rotina saudável

Pesquisas indicam que o segmento da alimentação saudável está em constante ascensão. E quando o foco é no mercado brasileiro, os números impressionam.

Nos últimos 5 anos, as vendas de produtos saudáveis obtiveram um crescimento médio de 12,3% ao ano. No resto do mundo, o percentual girou em torno de 8%. A previsão é que o mercado brasileiro de produtos saudáveis cresça em média 4,4% ao ano até 2021 — o que comprova que a crise passa longe do setor.

Só em 2016, último ano em que os dados foram divulgados, ocorreram R$ 93,6 bilhões em vendas no segmento, segundo a agência de pesquisa Euromonitor International. Os números colocam o Brasil em 5º lugar no ranking de países que mais consomem alimentos saudáveis.

Considerando a existência do movimento de busca por uma rotina saudável, os estabelecimentos que já ofertam tais produtos saem na frente ao atrair e reter esse público. Algumas lanchonetes têm procurado disponibilizar ao menos 1 item saudável na estufa como opção, seja ele light, vegetariano, integral, sem glúten ou sem lactose.

É claro que as versões tradicionais nunca vão deixar de existir, e dificilmente em um futuro próximo os alimentos fitness serão campeões de venda em detrimento dos comuns. Mas que tal incrementar as suas vendas alcançando um público que busca por saudabilidade ou por produtos fit?

3 motivos para você investir saudabilidade

Agora que você já conhece o potencial do mercado dos alimentos saudáveis, apresentaremos 3 motivos que provam que inserir produtos desse segmento no cardápio pode ser uma excelente opção para alavancar o empreendimento.

1. Atração e retenção

Como comentado acima, a procura por alimentos saudáveis vem crescendo devido à onda do vegetarianismo e veganismo, além das já habituais preocupações das pessoas com a saúde.

Quando esse grupo de clientes entra em uma lanchonete e não encontra produtos saudáveis, dificilmente retorna ao estabelecimento. Na contramão, quando essas pessoas encontram um cardápio adequado à dieta que adotam, tornam-se clientes fiéis, o que impacta positivamente nas vendas.

2. Rentabilidade

Além de fidelizar uma nova parcela de clientes, o investimento em produtos saudáveis gera uma rentabilidade maior para o empreendimento. Isso porque, por ainda serem um diferencial de mercado e muitas vezes difíceis de encontrar, é possível praticar com esses produtos um valor mais interessante.

Outra vantagem é que algumas empresas fornecedoras disponibilizam aos estabelecimentos de food service os itens saudáveis pelo mesmo preço dos alimentos tradicionais. Dessa forma, fica ainda mais fácil oferecer aos clientes esses produtos, e com uma boa margem de lucro.

3. Atratividade no portfólio

Nada é mais desanimador para o cliente do que, ao entrar em uma lanchonete, encontrar poucos itens no cardápio e variedade mínima.

Quando o gestor opta por inserir novos itens no cardápio, o cliente sente que pode “sair da rotina” a qualquer momento. Afinal, até mesmo o consumidor que preza por uma alimentação saudável pode, um dia, querer experimentar um novo salgado e, quem sabe, até virar um consumidor assíduo daquele produto.

Incluindo produtos saudáveis no cardápio

Antes de começar a oferecer alimentos fit e saudáveis em sua lanchonete, é de extrema importância checar o portfólio do fornecedor.

Normalmente, as marcas consagradas e líderes de venda no ramo da alimentação estão sempre estudando as tendências de mercado e lançando produtos inovadores, com uma gama de opções para cada segmento.

A Forno de Minas, por exemplo, já conta com várias opções de alimentos com foco em saudabilidade. Entre eles destacam-se o waffle integral, a quiche multi grãos com vegetais, o folhado multigrãos de peru com queijo branco e a empanada multigrãos de frango.

Todos esses produtos são fabricados com ingredientes naturais e sem adição de conservantes ou essências. Além disso, as receitas originais são preservadas ao máximo, o que garante a qualidade e o sabor característicos da Forno de Minas.

Um dos diferenciais do cardápio da Forno são os pães de queijo fit. Desenvolvidos com baixa quantidade de sódio e sem glúten e lactose, a linha é pioneira por unir em um só produto esses atributos antes só encontrados separadamente.

Em sua composição, aparecem ingredientes ricos em cálcio e sementes, como a pepita de girassol e as linhaças marrom e dourada — ambas responsáveis pelo bom funcionamento intestinal e atuantes na prevenção de doenças graves, como câncer de próstata e degeneração muscular.

Cuidados de manuseio e exposição

Quando se trata de alimentos saudáveis, é importante manter-se atento às particularidades de armazenamento (que podem variar de produto para produto) e de exposição na estufa.

Alguns itens precisam ser conservados em temperaturas mais baixas do que o normalmente praticado. Além disso, a validade de alguns produtos na estufa — como no caso do pão de queijo fit — é menor que a dos salgados tradicionais.

Embora não seja muito comum essa prática, o ideal é que os produtos saudáveis sejam dispostos em estufas separadas, longe das frituras. Do contrário, é possível que aconteçam contaminações cruzadas por glúten ou lactose, o que é um grande risco para as pessoas que apresentam alergia ou intolerância.

Tendo em vista as vantagens que a saudabilidade pode deferir ao seu estabelecimento, já está mais que na hora de adotar essas inovações em seu cardápio. Não perca mais tempo e comece a conquistar um público que só tende a crescer.

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