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A estratégia de fidelizar clientes oferece mais resultados positivos que fazer novas prospecções. Esse fato foi comprovado em estudos desenvolvidos pela Harvard Business School, os quais também concluíram que aumentar a taxa de retenção em 5% eleva os lucros de 25% a 95%.

Além de responder por cerca de 65% das vendas de uma empresa, reter um cliente pode ser até 5 vezes mais econômico que conquistar um novo. O consumidor fiel e satisfeito funciona como um porta-voz da marca. Por isso, investir na fidelização é essencial para o desenvolvimento do negócio.

Neste post, vamos explicar como simples atitudes podem ajudar a conquistar esse objetivo. Prepare-se para conhecer 6 dicas infalíveis!

1. Conheça o seu cliente

O primeiro passo para fidelizar é entender os desejos e necessidades. Sabendo exatamente do que o consumidor precisa, fica mais fácil atender às suas demandas e aumentar a satisfação dele com a loja.

Antes disso, é preciso delimitar com precisão quem é o público-alvo. Assim, você direciona seus esforços para o foco certo. É preciso responder a questões como: Quem são meus clientes potenciais? O que eles buscam? Quais são suas necessidades e expectativas?

O empenho em conhecer o cliente funciona como um ciclo. Quanto melhor você o entende, mais alinhado às expectativas será o seu atendimento.  

Desse modo, torna-se possível desenvolver estratégias focadas no consumidor, como oferecer um atendimento de excelência, produtos de qualidade e incentivos para que ele retorne ao seu estabelecimento. Lembre-se de que a melhor forma de promover um negócio é contar com clientes satisfeitos. 

2. Invista na qualidade dos produtos

Após definir o público-alvo e entender o seu comportamento, é hora de pensar no produto que você oferece. Não hesite em oferecer produtos com uma qualidade superior. Mas, para isso, você deve contar com os melhores fornecedores.

Oferecer um produto de qualidade pode ser  o diferencial competitivo que a sua empresa precisa. Além disso, é interessante diversificar o seu mix de produtos para surpreender os consumidores que procuram o seu estabelecimento.

3. Treine sua equipe de atendimento para fidelizar clientes

Não basta fornecer um produto de qualidade se sua empresa não conta com uma equipe de atendimento de excelência. O cliente bem atendido desenvolve relacionamentos e forma vínculos com a marca, tendo maior propensão a retornar.

O atendimento deve ser um dos diferenciais oferecidos pelo seu negócio. Afinal, produtos são imitáveis, mas o atendimento personalizado não. E isso pode ser uma vantagem competitiva perante a concorrência. Por isso, é essencial treinar os funcionários para que eles saibam como encantar cada pessoa que entra na loja.

Um atendimento de excelência se pauta em sensibilidade para ouvir o consumidor e entender suas necessidades. Sua equipe deve saber que existem pessoas com perfis muito diferentes e conseguir lidar com cada uma delas é uma arte.

Por fazerem parte da linha de frente do seu negócio, os atendentes estão constantemente ouvindo as reclamações e os elogios. Uma boa conversa com os colaboradores pode auxiliar no direcionamento de estratégias de fidelização.

4. Ofereça descontos e benefícios exclusivos

Para se manter fiel, o cliente precisa se sentir valorizado pela empresa, de forma que nem pense em buscar a concorrência. É possível manter essa fidelidade por meio de um tratamento diferenciado.

Algumas alternativas são: oferecer benefícios exclusivos, antecipar ofertas, fornecer cupons de descontos em seu estabelecimento e em lojas parceiras, entre outras.

Se você pensa que criar um programa de fidelidade é muito complexo, nossa dica é simplificar! Você pode adotar aqueles cartõezinhos com carimbos, que na compra de certa quantidade de produtos, o cliente leva outro grátis. É simples, mas funciona como um programa de pontuação. Talvez a simplicidade esteja mais próxima de garantir resultados do que você pensa.

Para oferecer descontos ou benefícios, é importante que esses prêmios sejam relevantes para o consumidor. Não adianta ganhar um boné, se a pessoa não usa esse item. Por isso, mais uma vez reforçamos a importância de entender o comportamento do cliente para saber como agradá-lo. E uma das formas para se conseguir isso é solicitando feedbacks contínuos.

5. Solicite feedbacks

Dar voz ao cliente é uma das melhores maneiras de satisfazer suas necessidades. É preciso solicitar o feedback e mostrar o quanto a opinião de cada pessoa faz a diferença para o seu negócio.

Isso vai desde caixinhas de sugestões, conversas pessoais, e-mails, mensagens, entre outros meios de comunicação. São inúmeras as formas de ouvir o consumidor e dar espaço para que ele se manifeste em relação ao produto, ao atendimento, à qualidade das entregas, entre outros aspectos.

Essa estratégia é riquíssima para alcançar a excelência no negócio, promover melhorias e eliminar processos custosos, que não dão resultados. Ao ver que o estabelecimento está aberto a ouvir e colocar em prática as suas sugestões, o cliente se sente valorizado e parte do sucesso do empreendimento.

6. Não ofereça produtos, ofereça experiências!

Se você conhece seu cliente, investe em produtos de qualidade e adota um atendimento personalizado, tudo conspira para que você alcance uma rentabilidade superior.

Entretanto, principalmente quando se trata do ramo alimentício, é preciso saber que as pessoas buscam mais do que lanches ou refeições gostosas. No mercado atual, as pessoas procuram por experiências positivas. Isso significa que ninguém paga apenas pelo produto, e sim pelo valor que a empresa entrega.

Esse é o segredo para uma empresa guinar rumo ao sucesso: investir na experiência do consumidor. Isso significa que é importante mobilizar os sentidos do cliente, preocupando-se com o ambiente, os cheiros, a decoração, o layout, a música de fundo, entre outros aspectos. Tudo deve ser pensado em função do bem-estar do público, para que a experiência seja singular.

Se você muda o conceito do seu negócio e passa a fornecer experiências, os frequentadores serão sempre surpreendidos positivamente. Essa é mais uma estratégia competitiva que não pode ser imitada pelos concorrentes.

Agora que você já entendeu o quanto é importante fidelizar clientes e como fazer isso no dia a dia, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a colocar as estratégias em ação e conte com consumidores cada vez mais fiéis! 

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